Fúlivo Pennacchi

“ eu amo o ser  humano ,  na verdade eu amo o divino que o ser humano contém “
Fulvio Pennacchi

 FULVIO PENNACCHI nasceu em 1905, em Pianacci, pequena fração de Villa Collemandina, na GARFAGNANA, província de LUCCA; Toscana; Itália – de uma família de antiga progênie, católica, monárquica e ativamente aderente ao movimento unificador italiano. Faleceu em São Paulo, após longa enfermidade, em 05 de outubro de 1992.   Foi desenhista, pintor,  muralista , e ceramista ,  e em suas obras soube retratar temas da vida cotidiana, e do seu mundo rural e urbano, bem como,  interpretando  temas religiosos.  Em sua obra se percebe  sua simplicidade , sentimento de carinho , amor e ajuda mútua entre suas figuras,  as quais soube integrar muito bem com paisagens,  animais , e elementos da arquitetura, nas quais  expressa :  O invisível de Deus se torna visível pelas coisas criadas ( Rom.1, 20).  Sua  arte demonstra/ recorda que o mundo é Criação, e, portanto, mostram-se como plenos de sentido: o louvor, a festa, a contemplação ( verdadeira riqueza do homem) e o amor.
Dentre suas obras está o  projeto , a arquitetura,  afrescos, e demais elementos ,  da Igreja Nossa Senhora da Paz , em São Paulo ,  os afrescos do Hotel Toriba em Campos do Jordão,  a “Anunciação “ em cerâmica na entrada da Igreja São Pedro e São Paulo, em São Paulo,  dentre outras importantes obras.
Seu legado, e sua história estão contidas em alguns livros publicados, dentre eles :
 Pennacchi  (Ed. Raízes – 1980) , Oficio de Pennacchi (Ed. e Projetos Ltda –  1989) ,   Pennacchi Pintura Mural (Metalivros – 2002),  Pennacchi 100 anos ( Pinacoteca – 2006) , Fulvio Pennacchi Seu Tempo, Seu Percurso  (Lazuli Editora – 2009).
Como homem  … deixou-nos o exemplo de vida em constante construção, pautada por coragem e caráter sem recuos,  trabalho,  perseverança na busca,  e conquista de seus ideais, amor a Deus,  e a seu próximo.
Como artista  … transmitiu-nos uma obra em que estavam presentes os arquétipos da sua tradição Toscana, a rigorosa e séria releitura da tradição acadêmicas , aliadas às profundas reflexões sobre a criação !

( Valério Antonio Pennacchi ) 

Para conhecer mais sobre o Artista Fúlvio Pennacchi  acesse o site: www.fulviopennacchi.com

Anúncios