Como identificar um caráter ?

arvoreVocê já deve ter ouvido a frase “Contrate o caráter, treine as habilidades”, que comumente é creditada a Peter Schutz. E provavelmente, antes ou agora, você deve concordar com esta frase. Mas ai vem a pergunta: Como identificar um caráter ?

Esta não é ou não deve ser uma resposta fácil e talvez a resposta nos leve a mais perguntas mas gostaria de exercitar isso aqui neste espaço. A ideia não é esgotar o assunto mais sim levantar algumas ideias para refletirmos a respeito. Vamos a elas:

Afinal, o quer entendemos com a sentença: “Contrate o carater” ?

Segundo o nosso amigo google, caráter é

conjunto de traços psicológicos e/ou morais que caracterizam um indivíduo ou um grupo.

No site dicio.com:

Conjunto de características que, sendo boas ou más, distinguem uma pessoa, um povo; traço distintivo

Ou seja, por definição (pelo menos de dicionário), dizer “contrate o caratér” quase dá pra substituir pela sentença: “Contrate um perfil”. Obviamente que o autor e a maioria de nós quando lê a frase pensa “Contrate um bom caratér”. Se é isso que todos esperamos, levando a segunta pergunta do tema:

O que é bem e o que é mal pra você ?

Esta pode soar ser a parte mais fácil, afinal quem não sabe a diferença entre o bem e o mal ? Quase que instantaneamente criamos uma lista de adjetivos para definirmos estes dois extremos de personalidade mas será que esta lista seria unanime ? Provavelmente não…

Portanto a primeira coisa a se fazer para identificar um caráter, é começar identificando o próprio caráter (será que sou um bom caratér ?). Talvez um ponto de personalidade que seja visto como um traço positivo para alguns não seja pra você e vice-versa. Por exemplo, para você um bom caráter seria uma pessoa engajada ao social, daquelas conseguem dedicar tempo a causas nobres sem reclamar do tempo perdido e talvez para outra pessoa, um bom caráter seja alguém que simplesmente não tem passagens na policia… São pois pontos de vista.

Obviamente eu tenho minhas resoluções para identificar um bom caráter, que invariavelmente tem como base no que eu acredito ser um bom conjunto de características para uma pessoa. Mas em linhas gerais, para avaliar um caráter em potencial sempre direciono minhas perguntas lembrando de uma frase dita por um professora que tive na 4a série – lá pelos idos de 1984(!!) – que nos ensinou em sala:

Não existe isso de ser enganado, as pessoas dão sinais. Quando vocês começarem a namorar preste atenção no que seu namorado (a) diz: Se ele(a) disser que mentiu pra os pais para que vocês pudessem ir a uma festa que vocês tanto queriam, não fique tão feliz assim, ele(a) já esta mostrando o que fará com você no futuro…

 

Até mais…

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s