Jornada com os jovens

Na semana que vem será a tão esperada Jornada Mundial da Juventude com o Papa no Rio de Janeiro. Como mãe, imagino a satisfação das mães e pais cujos filhos jovens terão a oportunidade de participar deste encontro com o Papa! Meus filhos são ainda crianças, mas espero que eles um dia estejam engajados em movimentos jovens. Lembro-me de quando eu, aos 14 anos, comecei a participar do grupo de jovens de nossa paróquia.
A comunidade de jovens me ajudou em minha decisão pelo caminho da fé. Lá, ao lado de outros jovens, comecei a caminhar com minhas próprias pernas. Já não estava na Igreja porque meus pais me levavam, mas começava a me decidir e a escolher ficar ali.
Nesse sentido, os grupos de jovens são fundamentais para ajudarem os jovens na escolha pelo caminho de Deus. O jovem, acompanhado de outros jovens, semelhantes a ele no jeito, na forma de vestir e de falar, se sente estimulado a continuar optando pelo bem, pelos ensinamentos de Jesus.
E quantos serão os jovens brasileiros – e também de outros países – que terão a oportunidade de  estar ao lado do Papa e de milhares de outros jovens, na mesma busca da fé! Tenho certeza de que serão edificados, tanto pelas palavras de encorajamento que ouvirão do querido Papa Francisco, mas também por estarem ao lado de milhares de outros jovens que comungam da mesma fé!
Meu sobrinho e vários outros jovens conhecidos meus estarão lá. Que Deus os abençoe e ilumine! Rezemos para que o Espírito Santo ilumine todos os participantes e para que este encontro seja um sinal para aqueles que ainda não creem.
Por último, quero pedir orações: meu esposo e eu estaremos num encontro de pré-jornada, com jovens que estão chegando nesta semana na cidade de São Paulo. Vamos colaborar com uma palestra sobre “ANTROPOLOGIA CRISTÃ E PESSOA HUMANA; IDENTIDADE, MASCULINIDADE E FEMINILIDADE”. Mais do que apresentar teorias, queremos testemunhar aos jovens que, com a graça de Deus, é possível viver a fidelidade e o amor conjugal; e que este amor é concreto, real, que se manifesta em nossa “carne” – por isso a importância de destacar a feminilidade e a masculidade como complementares e como parte integrante dos planos de Deus para o amor humano entre um homem e uma mulher. Tudo isso à luz da fé em Cristo, que é o verbo divino feito carne. Quando Deus se fez carne, foi para nos mostrar a concretude de seu amor. Deus presente, paupável, perto de nós. Portanto, nossa fé não é algo a ser vivido apenas “espiritualmente”, mas sobretudo, porque somos carne, em todas as dimensões de nossa vida – e de modo todo especial na relação afetiva entre esposo e esposa!

Boa jornada aos jovens! Seja bem-vindo, Papa Francisco!

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Jornada com os jovens

  1. Cristiane, bom dia. A palestra sua e do seu marido > “ANTROPOLOGIA CRISTÃ E PESSOA HUMANA; IDENTIDADE, MASCULINIDADE E FEMINILIDADE”, terá algum material escrito ? Caso tenha, gostaria de receber.( penso em trabalhar com minha futura esposa, com um apostolado pela família, assim como você e seu marido). Senão, quem sabe escrever as reflexões sobre o tema, aqui mesmo no Blog “Casa de Família” ? Muita coisa boa me aconteceu. Você me conhece pelo Blog Algo Sólido ( parado por contingências de estudo ) e me encontra pelo Facebook : edupere64@gmail.com. Abraço !!!

    • Cristiane disse:

      Olá, Eduardo,
      Sim, me lembro de seu blog. Fizemos um roteiro de fala com alguns apontamentos… Posso lhe encaminhar, mas não se trata de um texto acabado, ok?
      Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s