70×7, 12, 3 e outros números…

“Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:21-22).

Hoje quero comentar alguns números e seus significados na vida de minha família, especialmente neste mês de julho em que celebramos tantos aniversários… O primeiro deles é o de casamento, no próximo dia 7. Estaremos completando 12 anos! É com alegria que reafirmo meu amor ao meu esposo a cada dia que passa. Amo-o mais hoje do que quando nos casamos, porque o conheço mais… Quanto mais o conheço, mais o amo. O bonito nisso é o fato de que a pessoa dele é infinita e que ainda há muito a conhecer e a amar! E o número 12 é um número pleno. Jesus escolheu 12 apóstolos; havia 12 tribos de Judá. 12 significa totalidade, amplitude, abrangência. Pois, então, que nosso amor seja cada dia maior, mais pleno – na alegria e na tristeza, na saúde e na doença! Num mundo em que muitos se casam pensando na possibilidade de separação (se não der certo, a gente separa…), é importante reafirmar a fidelidade e o amor que nos une – casais cristãos –, cuja força e sentido encontramos na presença de Deus em nossa união.

Amo-o porque ambos escolhemos caminhar à luz da fé. Não somos perfeitos, mas olhamos para Aquele que é perfeito e dá sentido à nossa vida. Já enfrentamos muitas coisas juntos e tudo coloborou ainda mais para o crescimento afetivo entre nós. Tenho consciência de que Deus o colocou ao meu lado para me ajudar a chegar mais perto dEle.

Juntos temos 3 filhos! E aqui o segundo número. Quero falar da filha n. 3! Não sei se é porque estou mais experiente como mãe; não sei se é porque já havia 2 crianças na casa e ela já nasceu tendo que dividir seu tempo com os irmãos; não sei se ela é mais amada, no sentido de quem tem mais gente para paparicá-la (pai, mãe, 2 irmãos bajuladores, além dos tios e avós, empregada); o fato é que esta menina é muito tranquila e feliz. Só teve febre por reação de vacinas. Vai completar 1 ano de vida no dia 31 e já está andando seus passinhos sozinha há uma semana! Resumindo: criar o terceiro filho tem sido mais fácil; não há tempo para frescuras, os irmãos colaboram comigo e me ajudam a “criá-la”. A família cresceu em número e em maturidade. Todos saímos ganhando, inclusive os irmãos, que recebem de volta um carinho todo especial da irmãzinha que os adora!!!

Por último, 70×7 é a quantidade que temos que perdoar para que nossa família continue caminhando. Não significa 490 vezes, mas sempre! 7 é outro número que traduz totalidade. Se é multiplicado novamente por 70, imaginem o resultado… Jesus ensinou a Pedro e a cada um de nós que a convivência com outros só é possível no perdão. Sem perdoar, jamais construiremos relações estáveis e duradouras. Falta às pessoas este ensinamento de Jesus. Todos querem ver “justiça” – toma lá da cá, olho por olho, dente por dente, se você me magoou, tenho o “direito” de lhe magoar também. Infelizmente, vingança é a palavra de ordem nas relações em geral.

Perdoar sempre! Só mesmo com a ajuda de Deus conseguimos chegar perto deste ideal… Não é fácil – eu diria que é impossível se tentarmos sozinhos com as próprias forças, até porque somos fracos! Esta é outra verdade que tem sido negada ultimamente. Todos se acham fortes e cheios de si! Resultado: marido que não entende esposa, esposa que não aceita marido; filhos que se revoltam contra pais, pais que não perdoam seus filhos… casamentos e famílias desagregadas porque cada um quer viver a própria vida, sem olhar e considerar o outro…

De vez em quando é bom refletirmos sobre os números de nossa vida. Relembrar as maravilhas que Deus nos concede e perceber sua mão ao nosso lado ao longo dos anos nos ajudam a recobrar forças e a continuar caminhando no amor e no perdão. “O Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49) – cantava Maria. Que possamos louvar a Deus e, junto com Ela, cantar as inúmeras maravilhas que Ele fez em nossas famílias!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado.

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 70×7, 12, 3 e outros números…

  1. Cristiane disse:

    Que LINDO Cris!
    PARABÉNS pelas lindas palavras e por tantos aniversários e festas neste mês de Julho!
    Que Deus continue abençoando esta linda família!
    Sua chará, Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s