Saudades do que foi e confiantes no que há por vir

Boa noite caros leitores,

Como anunciado na última 3a feira em Palavras da Igreja, até julho desse ano, passaremos a dedicar esse espaço para falar sobre a JMJ 2013 e assim nos preparar cada vez mais  para esse grande evento.

Tendo em vista as notícias recentes sobre a renúncia do nosso queridíssimo Papa Emérito Bento XVI, nada como começar a série da nossa coluna aprendendo e esclarecendo alguns termos e fatos recentes nas publicações do Vaticano.

É a primeira vez que um papa renuncia?
Não. Celestino V, já o fez, em 1294 pelos mesmos motivos de Bento XVI.

O papa pode renunciar?
Sim, o papa pode renunciar. Está previsto no Código de Direito Canônico, no artigo 332.2, que estabelece que, para ter validade, é preciso que seja de livre e espontânea vontade e não precisa ser aceita por ninguém.Não. Celestino V, já o fez, em 1294.

Atualmente estamos sem papa? Como se chama esse período?
Sim, chama-se Sede Vacante. Nesse período nenhuma decisão importante, exceto a escolha do papa é claro, pode ser decidida.

Segue abaixo o brasão representando o “status”de Sede Vacante.

 

20130304-181936.jpg

E a partir de agora o que irá acontecer?
Agora, os cardeais são chamados a ir para Roma participar do Conclave. Nele, serão discutidos a realidade atual da igreja, os problemas a serem enfrentados nas próximas décadas e qual seria a pessoa  mais indicada para ser o novo papa. Sendo sempre muiiito importante lembrar que acima de tudo, os cardeais permanecem em constante oração, pois a decisão deve ser feita sobre a Graça do Espírito Santo e por isso é sempre imprevisível.

Ao se eleger um novo papa, o que ocorre?

Depois da fumaça branca na chaminé, é anunciado: “Anuncio vobis gaudium magnum, habemus papam”! Que quer dizer “Anuncio uma grande alegria, temos um papa!”Então é revelado o nome do Cardeal eleito papa e ele aparece e faz o primeiro discurso e dá a benção “Urbi et Orbi” – De Roma, para o mundo!

Segue um vídeo para relembrar-mos a eleição de Bento XVI, há 8 anos:

Mas e nós? E eu? O que podemos fazer até lá?

Rezar bastante pelos cardeais e pelo futuro papa. Uma iniciativa interessante nesse sentido  é o 1Conclave. Vale a visita. O site, após seu login, te dá um cardeal para você apadrinhar e rezar por ele. Assim, conseguimos rezar por todos. Legal, não?

Algo mais?

Sim, agradecer bastante aos 8 anos de pontificado!!! Uma iniciativa de jovens espanhóis foi criar um vídeo com aplausos do mundo inteiro ao papa (El aplauso mas largo). A Paróquia Nossa Senhora do Brasil também participou. Veja abaixo:

Até mais!!!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Saudades do que foi e confiantes no que há por vir

  1. Eli Goffi disse:

    Muito legal o vdeo dos aplausos da Brasil. Mas quem aquela mulher de branco, na primeira fila, que no pode aplaudir? O endereo para “apadrinhar” um cardeal, no consegui abrir. Parabns por esta pgina, est como sempre, super interessante. Abcco, Eliana.

    Em 5 de maro de 2013 21:51, Casa de Familia

  2. Familia Guarita disse:

    Obrigado pelo elogio. Ah, o link foi corrigido. Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s