Apoio familiar aprova 1º lugar no ITA

Publicado sexta-feira.

01/02/2013 – 07h00 / Atualizada 01/02/2013 – 09h25
Disciplina, dedicação e apoio da família são receita de sucesso do primeiro lugar do ITA
Thea Tavares
Do UOL, em Curitiba
Daniel Schwalbe Koda passou em primeiro lugar no vestibular do ITA de 2013

Uma disciplina de estudos bem puxada associada a foco na superação dos próprios limites e dedicação total explicam o resultado alcançado pelo curitibano Daniel Schwalbe Koda , 19, ao passar em primeiro lugar geral no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Mas ele próprio agrega um elemento essencial a essa receita de sucesso: o apoio familiar. Pois dedicar quase 18 horas por dia para os estudos de segunda-feira a sábado durante um ano inteiro requer, sobretudo, a compreensão de todos os que estão à volta.
“O maior fator de aprovação foi a família”, disse Daniel. “Compreendeu muito bem o que eu estava fazendo e essa disciplina de estudos exigiu sacrifícios da parte dela também”, argumentou.
Para obter a nota média de 8,20 no vestibular do ITA e disputar uma das 130 vagas do curso de engenharia eletrônica com outros 7.285 candidatos, Daniel acordava diariamente às cinco e meia da manhã e só voltava a descansar por volta das onze da noite. Um terço desse tempo era dedicado às aulas em um cursinho pré-vestibular.

A mãe de Daniel, Carla Schwalbe Koda, comentou que a educação que ele recebeu foi pautada sempre no diálogo, o mesmo que acontece na formação da outra filha, Andréia Koda, 17.
“Os pais devem partir do princípio que os filhos são pessoas coerentes e com capacidade de discernimento. Transmitir confiança por meio do diálogo é muito importante. Esse sempre foi o nosso ponto de vista e eles são livres para escolher a profissão que desejam seguir, o que querem fazer para serem pessoas felizes e realizadas”, disse Carla.
“Devemos ver nossos filhos como pessoas importantes, porque deles será o mundo. Se queremos mudança, temos de necessariamente ser exemplos de conduta e de valores para que isso aconteça”, concluiu.

Este é um exemplo de trabalho familiar, onde os jovens demonstram a necessidade do apoio e do trabalho dos pais para a colaboração na sua realização.

PARABÉNS DANIEL !

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Apoio familiar aprova 1º lugar no ITA

  1. Cristiane disse:

    Muito legal! Vou divulgar esta hitória entre meus alunos …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s