Amamentar é uma delícia

Sou mãe de 3 filhos e tenho alegria em dizer que amamentei os dois primeiros e estou amamentando a caçulinha, que hoje tem 4 meses.

Amamentar é uma delícia! Confesso que tive que vencer alguns fantasmas: nos primeiros dias, por exemplo, o peito ficou machucado, o bebê ainda estava aprendendo a mamar, eu estava aprendendo e reaprendendo a amamentar, e muita gente costuma dar palpites equivocados – até mesmo gente da área de saúde, incluindo pediatras (que me perdoem os que são bons profissionais). Mas verdade seja dita: tem muitos pediatras que aconselham a dar fórmulas infantis como complemento sem nem deixar a mulher tentar amamentar. Daí a criança percebe a facilidade da mamadeira e não suga adequadamente o peito. Isso faz com que a mulher não produza leite; então tem que dar mamadeira e o ciclo se repete…

Amamentar é uma delícia! Mas tive que buscar informações, como por exemplo a de beber muita água, já que 87% do leite materno é constituído por água. Além disso, informações sobre como segurar o bebê e ensiná-lo a abocanhar toda a aureola do seio para o sucesso da amamentação. Por outro lado, foi preciso vencer certos mitos – o mais conhecido é o do “leite fraco”, que acaba com a autoestima da mãe e é a maior mentira! Leite materno é o melhor alimento para o bebê!!! É muito forte e saudável. E a mulher que amamenta também é muito beneficiada em sua saúde, prevenindo-se contra alguns tipos de câncer.

Amamentar é uma delícia! Aumentou e aumenta meu vínculo com meus filhos. Tem sido um tempo de curtir minha filha e transmitir amor a ela, já que acabou de sair do ventre e precisa de apoio para essa primeira transição da vida… Desde pequenininha ela reconhece os batimentos do meu coração, minha voz, meu cheiro. E eu posso me apaixonar ainda mais por ela nesse momento especial. Mas exige tempo e tranquilidade. Talvez aqui resida um dos motivos que faz muitas mães desistirem da amamentação. É preciso muita paciência e dedicação. Dar mamadeira é muito mais rápido. Amamentar leva tempo.

Amamentar é uma delícia! Mas muitas mães não conseguem… São raros os casos em que a mulher NÃO tem leite. E eu lamento por todas as mães que não tiveram as informações adequadas sobre amamentação e tiveram que recorrer a leites artificiais.

Amamentar é uma delícia! E o desmame deve ser uma processo natural, à medida que a criança cresce e recebe novos alimentos. Com os meus meninos maiores aconteceu assim. Meu leite foi dimimuindo já que eles mamavam menos por conta das refeições que iam fazendo. É mais um processo de transição que precisa ser conduzido com muita paciência. E, por falar nisso, li nesta semana (vejam fontes abaixo) sobre um reality show com bebês que tem ido ao ar no programa Mais Você de Ana Maria Braga, no qual “MARCELO BUENO, um ‘educador’ , listou uma série de desinformações em relação ao desmame, enquanto muitas das mães choravam. Ele disse que elas só precisavam de um incentivo e enfatizou a pérola: ‘Eu aconselho a colocar uma data e não voltar mais atrás depois que tomar a decisão’. Orientação tão absurda quanto mandar passar qualquer coisa amarga nos mamilos ou colocar um medicamento para que os bebês desistam de mamar.”*

A respeito ainda do reality show, fiquei indignada ao perceber que a situação é de puro estresse para as mães que estão ali para competir: “A dupla vencedora (mãe e filho) ganhará R$ 100 mil e terá o direito de estrelar a próxima campanha de um fabricante de pomadas.”** Não sei se minha indignação é maior em relação à produção do programa por criar esse tipo de “realidade” ou em relação às mães que se submetem a esse tipo de estresse e colocam seus bebês, ainda tão pequenos, em uma competição como essa!

Qual a repercussão (ou seria melhor dizer desserviço?) que um programa como esse de uma emissora desse porte pode ter nas famílias brasileiras? Quantas mães estão assistindo a esse programa e poderão aceitar como verdadeiras as orientações sobre desmame do “tal educador”? Eu não poderia deixar de expressar minha discordância com o que estão fazendo com essas crianças. “Para a psicóloga e colunista da Folha Rosely Sayão, o programa ‘demonstra como os adultos têm usado a criança a seu bel-prazer’. Nessa idade, de acordo com Rosely, ‘a criança é indefesa. É o aparato externo que lhe dá segurança – o pai, a mãe, sua própria casa, e não um cenário com desconhecidos e ainda por cima cercado de câmeras. Imagino que as birras vão aumentar’, afirma. ‘O que me impressiona é as mães acharem que estão fazendo tudo pelo filho’.” **

Quem quiser ler mais sobre isto, abaixo estão as fontes.

Voltando ao tema principal deste post, amamentar é uma delícia e deveria fazer parte da vida de toda mãe, pois é natural – e aqui tenho mais argumentos, de ordem ecológica (quem amamenta economiza dinheiro, não utiliza gás de cozinha para ferver mamadeiras, não consome latas de leite…) e traz muita satisfação, para a mãe e para o bebê.

Agradeço a Deus pela graça de poder amamentar meus filhos e rezo por todas as jovens mulheres que um dia serão mães, para que descubram a maravilhosa aventura que é amamentar seu próprio filho!

Boa semana e bom Advento a todos!

Cristiane

Fontes:

* http://infancialivredeconsumismo.com/index.php/a-maternidade-no-chiqueirinho/

** http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1195538-reality-show-coloca-maes-e-filhos-para-competir-na-tv.shtml

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Amamentar é uma delícia

  1. Cristiane disse:

    Uma amiga minha me escreveu um e-mail acrescentando uma questão que não abordei em meu texto, a respeito das mães que querem amamentar, mas, por conta do trabalho – ou da volta muito rápida ao trabalho – , não podem. Segue o que ela disse:

    “Lindo seu texto, Cris, como sempre.
    Eu ficarei feliz no dia em que houver condições sociais para todas as
    mães realizarem o desejo de amamentar seus filhos.
    Muitas vezes, a mãe quer sim amamentar, mas não pode. Muitas vezes, as
    mães tem que tem que voltar ao trabalho (quando o nenê tem só 2 ou 3
    meses) e tem que deixar a criança na creche, ou com parentes, etc.
    Deveria haver creches gratuitas e próximas aos locais de trabalho das
    mães. Os EUA, infelizemente, estão bastante atrasados quanto a isso
    comparado ao Brasil, tanto no sentido de informações incorretas
    (exatamente como o seu texto diz), pouca licença-maternidade,
    inexistência de creches gratuitas e até a proibição de amamentar em
    público.
    Bom, mas essa é uma outra discussão. Também adoro os artigos da Rosely
    Sayão. Ela é fantástica.
    Enfim, o que eu queria dizer é que muitas mães não o fazem porque não
    podem, e não porque não querem.
    Beijos,
    Silvia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s