Desafios amadurecem

Outro dia meu filho estava jogando video-game e começou a ficar irritado até o ponto de chorar. Por quê? O game era novo e ele não conseguia completar a tarefa proposta (ou completar o nível, como eles dizem…). E, a cada nova tentativa, ele ficava mais estressado e nervoso, como se acertar fosse a única possibilidade para quem está jogando. Tive que parar de fazer o que eu estava fazendo e ir conversar com ele.

Em primeiro lugar, esclareci que games são para diversão e não para deixá-lo triste e nervoso. Se ele não se controlasse, teríamos que desligar o video-game. Depois, tentei convencê-lo de que errar é a coisa mais normal quando se está diante de alguma tarefa nova. Ele não deveria se cobrar tanto, achando que deveria acertar logo de cara e terminar o jogo vitorioso sem nenhum esforço. Afinal de contas, um jogo que é muito fácil não tem graça! Errou? Começa de novo. Concentra. Vai devagar. Até que você aprenderá o mecanismo de vencer esta etapa do jogo. E foram várias falas desse tipo para que ele, finalmente, ficasse mais calmo, encarando o desafio com persistência até conseguir. A vitória foi muito celebrada…

Muitas crianças são acostumadas a receber elogios quando acertam. Tudo bem, não há nada de errado em elogiar, especialmente para incentivá-las a continuar buscando o melhor. Porém é preciso prestar atenção se não estamos incentivando um perfeccionismo que não sabe lidar com frustrações. Mais ou menos o que estava acontecendo com meu filho. Para ele, errar estava fora de cogitação já que era tão bom em video-game.

Aprender a lidar com desafios na infância é crucial. Aprender a lidar com tentativas equivocadas, sem ficar frustrado ou abatido, é outra face do desafio. Há aqueles que vão escolher não jogar mais para não terem que errar… Ou vão jogar um game que já conhecem e sabem como completar cada tarefa pedida. Tranferindo para a vida, este comportamento poderá gerar alguém que vai evitar situações novas para não correr o risco de errar. Será uma pessoa que terá dificuldades sempre que a novidade aparecer diante dela.

Voltando à questão do elogio, é preciso saber, então, elogiar o esforço mais do que a vitória; a tentativa mais do que o acerto; no caso específico do game – e aqui poderíamos imaginar todo tipo de esporte “competitivo” – vale mais a diversão do que a vitória.

Nossos filhos precisam ir aprendendo que a vida é cheia de surpresas e de desafios. Se não forem corajosos e perseverantes, mesmo quando a tarefa for muito difícil, não sairão do lugar. Não desistir, mas enfrentar uma situação nova faz parte da vida. Aliás eu ousaria dizer que é a alegria da vida. Se sempre fizéssemos a MESMA coisa e nunca tivéssemos a chance de aprender algo novo, a vida seria muito chata, não é mesmo?

Por fim, quero destacar a coragem de uma adolescente – Maria. Ela aceitou o desafio de ser a mãe do Salvador, sem saber bem como aquilo seria feito. Imaginem o susto que ela levou quando um anjo do céu veio lhe anunciar tal novidade em sua vida! Ela poderia recusar e continuar sua “vidinha”, mas, ao contrário, ela aceitou e mudou o rumo da história!

Que possamos ensinar nossos filhos a serem corajosos como Maria e a mudarem eles também o rumo da nossa história.

Ave-Maria, cheia de graça…

Abraços,

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s