Filho deve pagar a conta?

Boa tarde

Os filhos mais velhos precisam colaborar na despesa da casa?

A cada dia os filhos estão demorando mais tempo para sair de casa. A adolescência atinge os “30 anos”. Permanecem por lá…

Os gastos são inevitáveis e é frequente permanecer o “paitrocínio” , onde se tem comida, roupa lavada, e cama para dormir. Tudo sem custo!

A participação dos filhos nos gastos da casa, pode ser as vezes, não só necessária, mas imprescindível. Alguns filhos passam mesmo a assumir a maior parte dos gastos. E quando não for necessário, deverão colaborar ou não?

Colaborar nos gastos significa numa idade mais adulta, sentir-se mais “dono” e responsável pelo que ocorre . Significa reservar uma parcela do que ganha para a “comunidade” em que vive. Significa compartilhar o que ganha com os demais.

No entanto, isto não significa que deva ser visto como um aluguel, em que todos pagam a mesma coisa, ou na dependência das acomodações que ocupa, ou se almoça fora, ou só toma café pela manhã.

Uma famíli não pode ser um hotel, mas deve caber a cada um a sua parcela de colaboração. Inicialmente com seus gastos próprios, onde passa a assumir as contas próprias, e depois quando se envolve com os gastos comuns.

Permanecer sem por a mão no bolso, e ainda reclamando quando falta , não é boa conduta. Da mesma forma a colaboração não pode se reservar as necessidades financeiras, mas também ao trabalho não remunerado, de lavar, pintar, arrumar, servir,… por a mão na massa. Já afirmamos várias vezes que alguém pode ficar sem emprego, mas nunca sem trabalho.

Assim, onde todos passam a vestir a camisa da família, o trabalho fica dividido, e a generosidade acaba gerenciando as necessidades. Na falta de “motivação” pessoal, os pais devem ser um fator estimulante para que ninguém se sinta “excluído” .

Desta forma evitaríamos situações de acomodações, em que verificamos filhos adultos vivendo como adolescentes permanentes onde se tem de tudo sem esforçar-se por nada. Isto acarreta também um vício de emoções e sentimentos, em que possa manter relacionamentos sem compromissos, onde se tem”direito a tudo” sem cumprir o dever a nada.

O homem foi feito para trabalhar. E que assim sejam estimulados desde pequenos, e muito “motivados” quando já possam andar pelas próprias pernas.

Valdir

 

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Filho deve pagar a conta?

  1. Maria Lucia disse:

    Muito útil! Gostei muito Dr Valdir!

  2. Priscila disse:

    Também achei de grande valia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s