Rotina: estabelecendo sentido na vida

Uma rotina bem equilibrada pode ajudar o desenvolvimento de nossos filhos. Já está comprovado que os níveis de ansiedade diminuem quando sabemos o que vai acontecer em seguida e isso adquirimos quando estabelecemos uma rotina de atividades bem definida. Para as crianças, é fundamental que haja horários para os diferentes tipos de atividades que desempenham. Hora de levantar, de fazer o dever de escola, de tomar as refeições, de ir para a escola e para outras atividades extracurriculares, de tomar banho e de ir dormir. Também hora de brincar e de não fazer nada (porque é importante ter momentos livres em nossa rotina!).

Aqui em casa estamos tentando instituir o horário de leitura – uns 20 minutos diários antes de dormir. Acalma, dado que é uma atividade silenciosa e, portanto, perfeita para o final do dia, e, além disso, são vários os benefícios que o hábito de leitura traz para a vida de alguém. Quem gosta de ler tem tudo para ir bem na escola, em qualquer disciplina – não somente em Língua Portuguesa, e ir bem na vida. O mundo se abre intelectual, cultural e até espiritualmente falando, à medida que bons livros são apresentados a quem gosta de ler.

Voltando ao tema da rotina, quando ela é bem estabelecida, é mais fácil para nós dizermos “não” aos nossos filhos. Por exemplo, quando querem jogar video-game na hora da tarefa; ou quando querem comer um doce antes do almoço…  e vocês podem imaginar uma série de outras situações que são facilitadas pelo fato de que existe hora para tudo na vida! Também por isso nossas relações não ficam desgastadas. As crianças logo entendem que, depois da tarefa feita, poderão jogar video-game; que, depois do almoço, poderão ter sobremesa e assim por diante.

Finalmente, não podemos nos esquecer da oração na rotina de nossos filhos. Quem aprende a rezar enquanto é criança vai crescer e não se esquecerá de sua espiritualidade. Rezar também é um hábito que adquirimos ao longo da vida. Dois momentos especiais para agradecer e lembra-se de Deus em oração durante o dia são antes das refeições e antes de dormir. Nossos filhos já se acostumaram a rezar nestes dois momentos, tanto que, quando estão com muita fome e já querem comecar a comer, rezam rapidinho e anunciam: “já rezei!” – como desculpa para começar a comer…

Ir à missa aos domingos também entrou para a rotina dos meus pequenos. Confesso que levou um tempo para eles se acostumarem. E tenho esperança de que, um dia, vão entender a missa e apreciar cada parte da liturgia. Por enquanto, eles “gostam” da missa porque lá se encontram com alguns amigos e primos e “rezam” juntos. Já descobriram o sentido de comunidade eclesial e estão experimentando isso durante as celebrações dominicais, o que não deixa de ser muito bom.

“E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2, 52)

Que nossos filhos também cresçam em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.

Boa semana a todos!

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s