Seja sincero com sua fé

Segue trecho do Evangelho de Mateus (19:16-30)

Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda? Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.

 Quando muitos lêem este trecho, torcem o nariz achando de cara que Deus quer tirar todos nosso bens materias… “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu” .  Não, Deus não quer nada disso de nós. Seria um incoerência de Deus não ? Nos dá para depois tirar ?

Ao contrário do que muitos pensam, o jovem rico não foi buscar naquela pergunta a Jesus, a resposta para um católico praticante porém leigo. Ele queria muito mais, o que ele foi buscar com a pergunta a Jesus foi o chamado para o sacerdócio…

 Antes do inicio daquele diálogo, ambos já sabiam a resposta para o mesmo. Deus obviamente pela sua natureza divina e o jovem, por ter aquele chamado do Espirito Santo “gritando” em seu coração.

 Tudo que era pedido para alguém daquela época, era rigorosamente observado pelo jovem  “Tenho observado tudo isto desde a minha infância” mas aquilo não era suficiente para levar a paz aquele jovem “Que me falta ainda?” A paz para aquele jovem somente seria alcançada com a total doação a Deus e esta verdade o atormentava pois ele possuia muitos bens. Então o jovem foi até Jesus na esperança de ouvir “um plano B”.

 Mas Jesus não podia lhe dizer outra coisa a não ser colocar aquele jovem diante da mais pura e absoluta verdade. A paz somente seria encontrada com a doação completa. Não tendo forças para isso, ele vai embora derrotado por ele próprio.

 No romance Medico de homens e de almas da escritora Taylor Caldwell, (baseado mas não literal, conta a  historia de São Lucas), a romancista dá uma sugestão do pós dialogo deste jovem com Jesus. Ele caiu em uma profunda depressão, que o estava levando a morte, até que, ouvindo falar de Lucas – um dos maiores médicos daquele tempo – o chama “a qualquer preço” para salvá-lo da morte. São Lucas traz para aquele jovem o mesmo remédio de Jesus. Ao abraçar a fé, aquele jovem é curado.

Você também lamenta-se por não conseguir responder a sua fé, seu chamado ? Ao ver pessoas próximas dedicando-se a Deus, seu coração o chama a fazer o mesmo, mas seus compromissos e medos o impedem ? Não lute consigo mesmo. A luta não será vencida. Basta você ser sincero consigo mesmo, ser sincero com sua fé.

Boa semana a todos !

 

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Seja sincero com sua fé

  1. Familia Guarita disse:

    Gostamos muito do Post!
    É sempre bom recordar essa passagem!
    Obrigado Marco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s