TRABALHO NO FIM DE SEMANA

Meus caros

Uma das grandes dificuldades do mundo moderno é evitar que o trabalho invada os finais de semana. Seja porque não se conseguiu concluir no tempo rpogramado, ou porque se faz um extra para um ganho a mais, ou mesmo porque surge um imprevisto… e lá vai o fim de semana!

Além disto, existem as profissões que , habitualmente, contam com a atividade de fim de semana: médicos, enfermeiras, pessoal de restaurante, e até o comercio já tem atividade rotineira (assunto bastante polêmico), sem falar da turma da segurança e incêndio, e tantos outros.

Estas circunstâncias afligem a dinâmica familiar, pois os filhos têm o final de semana livre, esperam que os pais tenham maior disponibilidade de tempo para eles, e nem sempre podem compreender.

Esforçar-se por evitar ou compensar este período, nem sempre é fácil. No entanto, vale a pena procurar ter em conta que nestes dias teríamos um tempo de convivência especial, que reforça o relacionamento familiar, além de promover espaços para comemorações, passeios, diversões , que se registram na memória da família para sempre.

Não podemos nos acomodar e dizer que “não tem jeito”. O esforço em não permanecer em trabalho, mais do que o necessário, comprometer o lazer em família pelo lazer pessoal no término do expediente com conversas que se prolongam, (“porque afinal é sábado”), roubam o espaço de vida em família.

Estas atitudes exigem determinação e presença de coração no desejo de estar em casa. Saber levar um pouco de criatividade, e saber “quebrar as regras”, deixando os filhos dormir mais tarde, se for o caso, porque amanhã é domingo e hoje você chegou no final da tarde de sábado devido ao trabalho,… e quer estar com eles!

Procurar não permitir que as exceções  se tornem regras. Caso a sua profissão assim o exija, como dissemos, e a sua folga é na semana, quando estão estudando, procurar fazer algo que compense. Um jantar diferente e mais prolongado, um passeio fora de hora, e se for oportuno, ocasionalmente, até diminuir o período do estudo em casa daquele dia, pois estarão juntos.

Temos de saber vivem um tempo de fim de semana sem trabalho. Esquecemos da palavra Domingo, que é além do dia do Senhor, um tempo especial para família. Saibamos trabalhar, para que a semana não comece e termine como se tudo fosse igual.

Boa semana a todos.

Valdir

 

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para TRABALHO NO FIM DE SEMANA

  1. Cristiane disse:

    Muito apropriado seu tema, Valdir. De fato, somos “tentados” a trabalhar nos finais de semana… No meu caso, sempre tenho algum texto para revisar ou uma redação para corrigir, mas chega uma hora que é preciso dar um basta e ir curtir os filhos.
    abraço,
    Cris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s