Missão no trabalho de casa

Bom dia!

Estamos iniciando hoje o mes das missões. Após termos nos preparado com o alimento da palavra durante o mes de setembro, agora é chegada a hora de a levarmos aos demais. E como levamos a palavra? De diversas maneiras: comunicando pela transmissão oral e escrita, nos diferentes meios de comunicação e pela amizade de confidência, mas principalmente por nossas atitudes no cotidiano, como exemplo dos ensinamentos de Cristo. E onde devemos ser primeiros missionários? Na família.

É na família que podemos e devemos passar a mensagem de Cristo como missão, ao conjuge  e aos filhos. E isto se faz nos eventos do cotidiano, sem maiores “discursos”, mas principalmente nos esforçando nas virtudes que aprendemos do Evangelho e que constituem os valores de um lar cristão.

A vivência destas virtudes exige um empenho, um esforço permanente, onde quando não avançamos, retrocedemos, como dizia a Madre Maria Wardy. Sem dúvida isto faz com que nas atividades de trabalho diário, na colaboração da ordem da casa, estejamos sempre com o coração pendente nas palavras do Senhor.

Está no bom dia com um sorriso, no preparo do café da manhã, na paciência com o trânsito ao levar as crianças para escola, em não desanimar diante de uma notícia difícil do filho adolescente, ou mesmo de fatos inesperados no trabalho profissional que podem comprometer nossos planos futuros,… Em fim, são tantas ou todas as ocasiões que devemos nos esforçar por viver com a alegria cristã e fazer de nossos lares um ambiente luminoso e alegre, como dizia São Josemaria Escrivá.

Isto dá um trabalho, que não é emprego, mas obtemos o “pagamento” de nos sentirmos mais filhos de Deus, (sem mérito próprio, mas por Sua misericórdia) e de podermos observar um ambiente de família sadio, onde o solo faz crescer filhos amados, esposos comprometidos na fidelidade, e com a fé de que com a prática do amor  não perderemos a esperança prometida por Cristo ainda nesta terra, e multiplicada na eternidade.

Bom trabalho missionário a todos

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Missão no trabalho de casa

  1. lutfe disse:

    Valdir, muito obrigado pelas palavras sábias. Abraços,
    Lutfe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s