Relacionamentos

Olá

 A convite do meu colega Fabio, estou lendo um livro muito interessante, chamado “Os 7 níveis da intimidade” do autor Matthew Kelly.

 Li toda a primeira metade do livro e fiz várias reflexões sobre o mesmo. Porém uma me chamou a atenção e gostaria de compartilhar com vocês a seguir.

 Um dos pontos interessantes que o autor define em seu livro, é que nossa vida é pautada por nossos relacionamentos. Todo tipo de contato é um tipo de relacionamento. Segundo ele temos um relacionamento principal e os demais relacionamentos secundários e estes são classificados como de alta e baixa prioridade.

 Pois bem, como ele fala de casais, o relacionamento principal de um casal é de um para com o outro. Interessante este ponto: Filhos são categorizados como relacionamentos secundários, porém de alta prioridade. Os demais relacionamentos classificam-se entre alta e baixa prioridade.

 Agora entro com dois outros conceitos importantes: Tempo e escolha !!

 O autor deixa claro que um dia tem 24hs. Isso não muda. Como o tempo é fixo, precisamos aproveitá-lo utilizando priorização.

 Continuando seu raciocinio, o autor também exercita o fato de que aproveitar estas 24hs entre seus relacionamentos é uma questão de escolha. É o tempo gasto com estes relacionamentos em um ciclo de tempo (1 dia, semana ou mês), evidencia como vc está priorizando seus relacionamentos secundários.

Último conceito do livro para esta reflexão. O autor deixa claro que o seu convívio com seus relacionamentos (principal e secundários na sua ordem de prioridade) são os pontos chaves para sua realização como pessoa. Um inversão de prioridades pode fazê-lo ir contra o que você espera de você mesmo !!!!

Minha reflexão: Perguntei a mim mesmo, como pautar a prioridade dos meus relacionamentos ? Lembrei do trecho de Ecleciastico 6, 5-17 e abri para ler. Deixo abaixo para a reflexão de cada um (com um grande destaque para o último parágrafo).

Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos; a linguagem elegante do homem virtuoso é uma opulência. Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil. Se adquirires um amigo, adquire-o na provação, não confies nele tão depressa. Pois há amigos em certas horas que deixarão de o ser no dia da aflição. Há amigo que se torna inimigo, e há amigo que desvendará ódios, querelas e disputas; há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça. Se teu amigo for constante, ele te será como um igual, e agirá livremente com os de tua casa. Se se rebaixa em tua presença e se retrai diante de ti, terás aí, na união dos corações, uma excelente amizade. Separa-te daqueles que são teus inimigos, e fica de sobreaviso diante de teus amigos. Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.

Boa semana a todos !

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Relacionamentos

  1. Cristiane disse:

    Ótimo questionamento em tempos de facebook, em perdemos tanto tempo com relacionamentos secundários de baixa prioridade… Matthew Kelly é muito bom! Obrigada, Marco, por partilhar!
    Cris

  2. Pingback: Tempo para os filhos | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s