Brincadeiras à mesa – I

Olá caros leitores, bem vindo a mais um…NO SOFÁ DA SALA!!!!

Vamos iniciar, hoje e nas próximas semanas, uma serie de brincadeiras que podemos fazer com toda a familia na mesa!!! Quem nunca chegou num restaurante e já não se viu sem assunto ou querendo fazer algo para distrair os filhos???

Para começar, quem nunca jogou STOP? Lembram-se?

Inicialmente desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores, etc. A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores. Geralmente fala-se em coro: “UESTOPE” ou “ADEDÂ-NHA” ou “ADEDONHA” e todos jogam um número com a mão. Conta-se: A, B, C, D até Z se o número passar de Z começa-se de novo no A (K, W e Y são opcionais e geralmente são excluidas do jogo por causa da dificuldade assim como H, Q e X). A partir dos dedos e se define a letra. Após isso, os participantes imediatamente têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.jogo-stop-online

 O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita “STOP!” e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos.

 As colunas mais comuns são: Nome*; Lugar; Objeto; Fruta, Legume e Verdura (FLV); Cor; Animal; Carro; Marca; Profissão; Cidade, Estado e País (CEP); Partes do Corpo Humano (PCH); Filme, Desenho e Novela (FDN), etc…(…).

Bom final de semana!!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Brincadeiras à mesa – I

  1. Alessandra de Angelis disse:

    Era uma brincadeira muito legal!! Outro dia, eu e alguns amigos fizemos e foi o máximo!!
    Não podemos deixar que a era digital nos distancie de brincadieras deliciosas como esta…temos sim de estar atualizados, mas sempre com ponderação; este tipo de jogo é muito saudável para toda a família e principalmente para nossos filhos, que muitas vezes, ficam presos aos joguinhos eletrônicos.

    Bom final de semana a todos!!

    Alessandra de Angelis

  2. Familia Guarita disse:

    Legal, Alê… obrigado pelo comentário!!! Realmente é bem mais saudável!!! Vamos incentivar!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s