Dica de passeio para todas as idades! Vá com sua família! XVI

Olá caros leitores, bem vindo a mais um…NO SOFÁ DA SALA!!!!

Quem diz não ter o que fazer no final de semana morando em São Paulo deve estar mentindo… Em nossa grande metrópole o que não falta é coisa para visitar, conhecer, apreender, e por que não dizer, admirar !

Hoje falaremos sobre duas grandes dicas de passeio para vocês curtirem o final de semana com suas famílias e muuuuuuita arte! E arte das melhores!!

“Caravaggio e seus Seguidores”

e

 “Impressionismo: Paris e a Modernidade”

Diretamente de alguns dos melhores museus da Europa, foram inauguradas duas super exposições com obras de Manet, Monet, Van Gogh, Renoir, Caravaggio e seguidores.

A primeira, “Caravaggio e seus Seguidores”, chegou a São Paulo como a maior  exposição já realizada do pintor italiano em nosso país. Inaugurada em maio na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, a mostra fica aberta à visitação no Masp (av. Paulista, 1.578, Cerqueira César, tel.: 0/x/11 3251-5644) até 30 de setembro. Considerado o maior representante do estilo barroco, Caravaggio tem sua habilidade de manipular luz e sombra representada, na exposição, por seis obras.

Entre elas, São Jerônimo que Escreve, São Francisco em Meditação e Retrato do Cardeal, além de São Januário Degolado e de um dublê de São Francisco em Meditação — os dois últimos ainda são considerados um problema para os especialistas, que pesquisam sua autenticidade. O restante do espaço expositivo é preenchido por telas dos chamados “Caravaggescos”, seguidores do estilo do artista, como Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera. Com dúvidas ou não sobre algumas obras, uma exposição que é preciso ver.

Fonte: Veja

Já a segunda, “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, foi trazida do famoso museu D`Orsay em Paris. 

Detentor da mais importante coleção de obras impressionistas, o Museu d’Orsay é um dos mais visitados museus do mundo. Pela primeira vez, 85 obras de seu acervo cruzarão o Atlântico para aportar no Brasil, na exposição Impressionismo: Paris e a modernidade, Obras-Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França. A exposição apresentará um panorama detalhado dapintura impressionista e pós-impressionista. A mostra vai de 4 de agosto a 7 de outubro de 2012, no CCBB de São Paulo, e de 22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013, no CCBB do Rio de Janeiro.

A exposição foi co-organizada pelo Museu d’Orsay e pela Fundación MAPFRE para o Centro Cultural Banco do Brasil.

O presidente do Museu d’Orsay, Guy Cogeval, o diretor geral do Instituto de Cultura da Fundación MAPFRE, Pablo Jiménez Burillo, e a curadora chefe do Museu d’Orsay, Caroline Mathieu, são os curadores da exposição.

(…)

Capital moderna por excelência, Paris atraiu os maiores artistas do século XIX, que pintaram sua paisagem, seus lugares e sua vida sob diferentes perspectivas. Atraídos ou repelidos pelo seu magnetismo, a cidade motivou a expressão artística de Claude Monet, Vincent Van Gogh, Jules Lefebvre, Edouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir, Toulouse- Lautrec, entre outros. A exposição reúne alguns dos trabalhos desses pintores: por um lado, aqueles cuja temática está ligada ao crescimento da cidade, a vida moderna, os caminhos de ferro e as estações; por outro, estão representadas obras que surgiram a partir de uma reação a este movimento, a fuga da cidade em busca de ambientes bucólicos.

A exposição reúne seis módulos, sendo três deles dedicados à vida da cidade:
“Paris: a cidade moderna”, “A vida urbana e seus autores” e “Paris é uma festa” apresentam a vida urbana marcada pela construção de grandes boulevards, mercados, jardins públicos, cafés, óperas e bailes. Aqui estão as cenas e vistas do rio Sena e da catedral de Notre-Dame de Paris, retratadas por Pisarro e Gauguin, as cenas da vida burguesa retratadas por Renoir; o cotidiano mundano das prostitutas, em quadros como Femme au boa noir, de Toulouse-Lautrec; e as bailarinas de Degas e as plateias dos cabarés e teatros representadas em La troisième galerie au théâtre du Chatelet, de Félix Vallotton.

Os outros três módulos – “Fugir da cidade”, “Convite à viagem” e “A vida silenciosa” – mostram os trabalhos de artistas que escaparam do ritmo acelerado de Paris para uma vida calma e reservada. Entre os artistas que buscaram a tranquilidade do campo como forma de inspiração estão Claude Monet, que se mudou para Argenteul, no interior da França, e depois para Giverny. Van Gogh decidiu seguir para Arles, com a finalidade de formar uma colônia de artistas; Gauguin e Émile Bernard foram viver na Bretanha; e Cezanne voltou a Aix-en-Provence para redescobrir a luz. Já um grupo de artistas do movimento Nabi (palavra que significa “profeta”, em hebraico e árabe) escolheu privilegiar o universo interior, dedicado à leitura, à música e à vida em família.

Fonte: Portal do Banco do Brasil

Abaixo, informações gerais sobre as exposições:

Museu de Arte de São Paulo –
 “Caravaggio e seus Seguidores”
Endereço: Av. Paulista, 1.578 – Cerqueira César, São Paulo – SP.
Funcionamento:
Terça-feira a domingos e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h.
A bilheteria fecha uma hora antes.
Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante),
OBS: Gratuito às terças-ferias e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.
Informações ao público: 11 3251-5644
CCBB SP
Impressionismo: Paris e a Modernidade, Obras-Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França
4 de agosto a 7 de outubro de 2012
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112
Centro – São Paulo – SP
Terça-feira a Domingo – 10h às 22h
Atendimento a grupos agendados: 7h às 10h
Informações: (11) 3113-3651 / 3113 – 3652

Boa visita!!!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dica de passeio para todas as idades! Vá com sua família! XVI

  1. Pingback: Dica de passeio para todas as idades! Vá com sua família! XVII | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s