Trabalho de férias

Bom dia!

Estamos em férias de julho e muitos pais devem estar pensando:

“- Parece que estou trabalhando mais agora!”

É verdade. Filhos de férias, trabalho maior para os pais. Mesmo porque, frequentemente, os pais não permanecem de férias o mesmo tempo dos filhos.

Talvez alguns estejam viajando, outros fazendo reparos em casa, alguns de mudança, ou talvez curtindo a própria cidade , que ao longo do ano deixamos de visitar. Podemos ser turistas na própria cidade. Vejam os artigos de sexta-feira do Zé e da Malu com várias dicas.

De qualquer forma, desde trocar fraldas, até decidir se a filha adolescente pode ou não ir com o acampamento de férias da turma, tudo é motivo de trabalho para os pais.

No entanto, as férias é um excelente tempo de educação, de estar próximo, de ter aquela conversa mais longa com a filha que parece crescer mais depressa do que pudemos acompanhar. Verificar porque o garoto anda tão calado, ou briguento. Alegrar-se com as conquistas da esposa ao longo do semestre, ou comemorar uma data familiar especial…

Portanto, há de existir sim, o tempo da “rede” de embalo, mas não podemos ficar somente no balanço. É no período de férias que acabamos nos comportando mais parecidos do que somos realmente. Neste aspecto, não esquecer a importância do exemplo. Não dá para ficar dormindo até a hora do almoço, ou ficar na TV a tarde inteira… Programar atividades, criatividade, mostrar aos filhos que férias não é sinonimo de não fazer nada.

Ir em busca de fazer a reforma do portão que estávamos adiando, arrumar aquele brinquedo quebrado, trocar a fechadura velha, pintar o quartinho dos fundos, ou por uma ordem “definitiva” no guarda-roupa (!!!?), são desafios aos pais, que pode e devem contar com a colaboração dos filhos na medida do necessário, e conforme a idade seja conveniente.

Não esquecer de tomar um chocolate quente (se continuar este frio) ou um suco fresco (se esquentar) como um prêmio merecido aos trabalhadores. Talvez até um lanche especial na padaria, dependendo do feito, pode ser motivo para comentar o que fizeram e assim conhecer melhor aos filhos e os filhos aos pais. Perceber que o trabalho não é um castgigo, e que trabalhar nas férias, em atividades diferentes pode ser bastante agradável.

Mas… ninguém é de “ferro”. A flexibilidade nas férias deve ser considerada. Os limites devem existir, mas sem se tornarem cadeias, principalmente nas férias. Esticar um pouco o sono, porque está frio pela manhã, ou dormir um pouco mais tarde no dia que teve o jogo, não fará de seu filho um indisciplinado.

Afinal, todo trabalho merece um descanso…

Boas férias

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Trabalho de férias

  1. Cristiane disse:

    Vadir,
    Flexibilidade é a palavra! Adoro o filme “Os incríveis”, no qual a mãe, por ser muuuuuito flexível normalmente, é caracterizada como “mulher elástico”… e eu nestes dias estou chegando ao final de minha gestação!!! Estou na 37a semana – isto significa que a vida vai mudar novamente daqui a uns 10 ou 15 dias! O meu mais velho têm 9 e o segundo vai completar 7 no domingo (festa no Habib’s pra ajudar a mamãe barriguda…). Enquanto isso, as manhãs são divididas entre TV, video-game e pracinha – ainda bem que tem uma pracinha para caminhada e brincadeiras aqui do lado. Casa da vó, casa dos primos são outras opções – tudo pra não deixar ninguém entediado, mas não é fácil…
    abraço,
    Cris

  2. Pingback: Dica de passeio para todas as idades! Vá com sua família! XV | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s