Dica de passeio para todas as idades! Vá com sua família! XIV

Olá caros leitores, bem vindo a mais um…NO SOFÁ DA SALA!!!!

Sabe aquele filho ou sobrinho que gosta de escalar todos os móveis de sua casa? Hoje o “No Sofá da Sala” traz uma super solução para esse tipo de problema com mais uma super dica de passeio para toda família!

Que tal levar seus filhos (férias), primos, cunhados, amigos para realizar um esporte um tanto quanto diferente e energizante bem no centro da cidade de São Paulo?

Seguindo a dica de uma de nossas leitoras (Luciana), nós (Malu e Zé) fomos experimentar uma tarde um tanto quanto radical fazendo o que chamam de “escalada indoor”… Valeu Lú!


“Há alguns anos, subir montanhas era sinônimo de perigo. Os escaladores não eram considerados atletas e sim loucos que arriscavam a vida por nada. O treinamento inicial carecia, e de certa forma carece até hoje, de fundamentos científicos. Todos tentavam aproveitar as próprias experiências para verificar se os métodos utilizados eram bons ou não. Desta forma, o escalador perdeu muito tempo, passaram anos para conseguir alguma evolução que, talvez, seria possível em poucos meses. 

O esporte cresceu, desceu das montanhas e entrou firme em ginásios, escolas e academias. Surgiu a escalada indoor! Praticada em paredões de concreto ou madeira repletos de pontos de apoio de diversos tamanhos, cores, formas – as agarras – a escalada deixou de ser uma aventura heróica de poucos para se converter em um esporte que conta, a cada dia, com um número maior de praticantes. 

Derivada do alpinismo clássico, a escalada indoor surgiu na Ucrânia na década de 70, quando um alpinista impedido de ir às montanhas (devido ao frio e as fortes tempestades que assolavam a região), tomou algumas pedras de tamanhos diferentes e fixou-as na parede de sua garagem para treinar enquanto perdurasse o inverno. Tal fato, mais tarde, foi repetido por todos os montanhistas locais.

No Brasil a escalada indoor foi introduzida em novembro de 1988, em Curitiba (PR); no Rio Grande do Sul em 1990, pelo montanhista Luiz Henrique Cony, que construiu a primeira estrutura de escalada de Porto Alegre. Nascia, assim, uma nova modalidade esportiva, praticada em ambientes fechados e proporcionando aos atletas maior comodidade, longe das agruras do frio e do difícil acesso às montanhas de verdade. O alpinismo, símbolo da luta do homem contra os elementos da natureza, começa a se tornar popular. 

A escalada indoor é dividida em três modalidades: 

Escalada de Boulder – Praticada em estruturas que, geralmente, não passam de 5 metros de altura e não necessitam da aplicação de nenhum sistema de segurança contra quedas. 

Escalada de Dificuldade – Praticada em estruturas mais complexas que podem chegar aos 25 metros de altura. Nesta modalidade o objetivo do escalador é alcançar o ponto mais alto da estrutura passando por lances de extrema dificuldade. 

Escalada de Velocidade – Praticada nos mesmos moldes que a escalada de dificuldade, porém as rotas são mais fáceis e os atletas escalam contra o relógio.

Seja qual for, nenhuma das modalidades exclui as outras já que a técnica e a preparação, nos estágios iniciais, são comuns a todas elas. Somente em uma fase mais avançada é importante que o escalador invista em um treinamento mais específico. Antes das escaladas, é feito sempre um aquecimento e alongamento, depois, relaxamento e alongamento, que são muito importantes para uma preparação eficiente para a atividade, melhoria das condições neuro-musculares, prevenção de lesões, entre outros benefícios.

Para praticar o esporte, a pessoa precisa ter interesse pela modalidade e não possuir nenhum problema físico que a impeça de praticar. Devido a alta intensidade do exercício, a escalada indoor é contra indicada para obesos, hipertensos e cardíacos. Em 3 hs/aula, a maioria dos praticantes adquirem as habilidades mínimas para equipar, conectar os sistemas de segurança, treinar com o companheiro, entender como funciona a área, além disso, é um esporte barato, que não exige muitos gastos. Após a aquisição dos equipamentos, paga-se o mesmo que outras modalidades de uma academia. 

Além de roupas leves, o equipamento necessário utilizado na prática da escalada indoor se resume em: toalha pequena, garrafa para água, sapatilha de escalada, saco de megnésio, cadeirinha, 1 mosquetão com trava e 1 freio. Quanto a idade, uma criança com 10 anos já pode praticar sem problemas. O importante é sempre fazer um bom aquecimento, treinar somente quando se sentir bem, ter muito cuidado com o excesso de motivação (principalmente externa) e seguir todas as orientações dos profissionais envolvidos no programa de treinamento. Em praticamente todas as academias de escalada indoor, um instrutor acompanha os iniciantes na prática do esporte.

Embora a escalada indoor não seja praticada em meio a natureza, é uma excelente maneira de treinar para as suas escaladas de final de semana!”

FONTE: “http://inema.com.br/mat/idmat028772.htm

Segue abaixo alguns endereços em Sampa para prática desse esporte:

  1. 90 Graus
    107 – São Paulo, Av. Joao Pedro Cardoso
    São Paulo, SP Brasil
    117 / 55 11 5034-8775
  2. Casa de Pedra Perdizes
    Rua Venancio Aires, 31, Perdizes
    São Paulo, SP Brasil
    55-11-3875-1521/55-11-3873-8178
  3. Rocodromo
    Av. Casa Verde 3050
    São Paulo, SP Brasil
    55-11-3858-9396/55-11-3965-9518
  4. Up4Fit
    Avenida Coronel José Soares Marcondes, 494, Presidente Prudente
    São Paulo, SP 19020120 Brasil
    (18) 9685-0086
  5. Vertical Walk
    Rua Xavantes 825, Pedregulho, Guaratinguetá
    São Paulo, SP Brasil
    (12) 3133-7585

E não se esqueçam, após praticar, deixe sua experiência com esse e outros tipos de esportes radicais em nosso Blog!

Bom divertimento!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s