Porta estreita

(Desculpem-me o atraso…)

O Evangelho que vem sendo meditado durante esta semana está sendo tirado do Sermão da Montanha. São palavras fortes de Jesus – daquele que ensina com autoridade, não como os escribas da época – e tais palavras continuam atuais, tal é o poder e a autoridade com que foram ditas.

Um trecho que me chamou muito a atenção diz respeito à porta estreita: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!  (Mt 7, 13-14). Fiquei me questionando: por que será que o caminho da salvação tinha que ser estreito? Por que o que leva à perdição é espaçoso? Como isso se aplica à minha vida a à de minha família hoje em dia?

Parece-me que Jesus está querendo nos preparar para as dificuldades que surgem a todo momento em nossa vida, inclusive em nossa vida familiar. Não é fácil viver com responsabilidade a palavra do Evangelho – o caminho é apertado… Quantas vezes estamos cansados e entristecidos porque somos fracos e a todo momento fazemos aquilo que não gostaríamos de fazer?! Exemplos? Julgamos nosso cônjuge, nossos filhos, sentimo-nos vítimas de todas as situações adversas – ninguém me ajuda, ninguém colabora, olha a bagunça que está esta casa! – perdemos a paciência diante dos erros de nossos queridos, elevamos a voz… e a lista é grande, cabem muitas coisas nesse caminho espaçoso que nos deixa literalmente perdidos.

Por outro lado, como é salvífico, consolador, edificante quando escolhemos o caminho estreito, quando optamos por não julgar, não gritar, não acusar o outro… É de fato uma porta estreita. É morrendo aos poucos para nossa tendência original ao pecado que encontramos o caminho que leva à vida.

E essas experiências de escolha entre caminho espaçoso da perdição e porta estreita de salvação começam cedo em nossa vida, desde crianças. Porque, mesmo crianças, já temos a tendência a ficar centrados em nós mesmos, a achar que sempre estamos certos e os outros é que estão errados… “Foi ele, mamãe! Ele quem começou! A culpa é dele…” E, como mãe que procura seguir o Evangelho, sinto-me impelida a ajudar meus filhos a também optarem pelo caminho apertado que conduz à vida. Eles também podem aos poucos ir aprendendo que quem perde a vida, por amor ao outro, na verdade está ganhando.

Felizmente não estamos sozinhos nesta empreitada. Contamos com a graça do próprio Deus, com a força de seu Espírito Santo, mas precisamos pedir. Deus é tão delicado que jamais vai intervir em nossa livre escolha. Nós é que, entendendo e desejando viver a maravilha desta palavra de salvação, recorremos a Ele pedindo-lhe força para seguir pelo caminho apertado. Por que tem que ser assim? Mistério de Deus…

Peçamos, então, a Ele que nos ajude a escolher o caminho certo, começando nas pequenas atitudes cotidianas, para que, quando estivermos diante de uma porta bem estreitinha, tenhamos a humildade de nos espremermos ainda mais para conseguir passar.

Boa semana a todos!

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Porta estreita

  1. Lutfe Yunes disse:

    Muito legal!!! Obrigado pelas palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s