Orientar filhos para longe de problemas

Jantar juntos pode ajudar a orientar os filhos para longe de problemas – é o que aponta a professora do Departamento de Saúde Pública e Medicina Comunitária (Department of Public Health and Community Medicine), Margie R. Skeer, no site http://now.tufts.edu/articles/eating-meals-together-family-help.

No artigo dela, ela cita o Family Dinner Project (Projeto de Jantar em Família) ao qual estamos nos conectando numa campanha de resgate desse importante acontecimento de nosso dia a dia.

Segundo ela, a hora do jantar pode proporcionar uma base de comunicação através da qual os pais podem conhecer o que acontece no dia a dia dos filhos, sejam fatos importantes sejam ordinários/comuns. Isto desenvolve três características cruciais do relacionamento entre pais e filhos:

1)      Pode facilitar a melhora do processo de comunicação em geral provendo abertura a temas mais difíceis quando e se eles aparecerem (uso de drogas, sexualidade).

2)      Conversar durante o jantar demonstra aos filhos que os pais consideram suas vidas e os seus interesses uma prioridade. Isto transmite um senso de confiança que é fundamental para iniciar e envolver-se no que podem ser conversas mais difíceis.

3)      Tais encontros familiares diários podem ajudar os pais a perceberem mudanças no comportamento dos filhos (jeito de se vestir, novos amigos, notas escolares), o que pode indicar problemas que poderiam resultar em ou de uso de drogas e outros comportamentos de risco.

Todos nós queremos a felicidade e realização pessoal de nossos filhos. Que eles cresçam saudáveis e felizes, livres para optarem pelo caminho do bem, esquivando-se das drogas e de comportamentos de risco, é o que todo pai e toda mãe desejam! Estes pesquisadores da área de saúde e psicologia vêm nos alertando com dicas simples que podemos incorporar aos poucos em nossa rotina. O hábito de comer juntos, num ambiente de diálogo – não basta “comermos juntos”, é preciso conectarmos uns aos outros, através do diálogo – pode proporcionar um ambiente de confiança entre pais e filhos para que, juntos, enfrentem as dificuldades que o mundo apresenta.

Bom jantar em família para todos!

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s