No sofá da sala para acompanhar a Festa do Corpus Christi – 2012

Olá caros leitores, bem vindo a mais um…NO SOFÁ DA SALA!!!!

Mais um ano se passou e na próxima quinta-feira novamente iremos celebrar a grande Festa de Corpus Christi!

Diferente dos outros anos…”na Solenidade de Corpus Christi 2012, no feriado de 7 de junho, a Arquidiocese de São Paulo realizará uma grande procissão, seguida de celebração campal, presidida pelo novo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. As festividades marcam o aniversário de 70 anos do 4º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo entre os dias 4 e 7 de setembro de 1942. A procissão – presidida por dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano –, tem início às 9h, em frente à Igreja de Santa Ifigênia, e se encerra na praça da Sé, com a celebração eucarística.

Durante a missa, será feita a coleta em favor dos pobres do Haiti, onde atuam sete missionários da Comunidade “Missão Belém”, da Arquidiocese. Segundo dom Odilo, “será um sinal concreto de nossa solidariedade, que brota da Eucaristia: o Pão da Vida nos leva a partilhar nossos bens com os necessitados e a aliviar as dores daqueles que sofrem”.

O roteiro para um Tríduo Eucarístico – que deve ser realizado entre os dias 4 e 6 de junho –, em preparação à celebração arquidiocesana de Corpus Christi, foi enviado a todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese. Para o dia 7 de junho, a recomendação do arcebispo é de que as igrejas não realizem celebrações no período da manhã, motivando os fiéis a participarem da concentração arquidiocesana.

Durante a procissão, serão realizadas seis paradas com bênçãos especiais – incluindo a saída da procissão, no próprio Largo Santa Ifigênia (com temática voltada à Eucaristia e ao tema do 4º Congresso Eucarístico, “Vinde todos a mim”), e a chegada à praça da Sé (com bênção para toda a Arquidiocese de São Paulo).  No viaduto Santa Ifigênia, a bênção será concedida à cidade; em frente ao Mosteiro São Bento, em comunhão com a realização da JMJ Rio 2013, a oração será pela juventude.

Já na praça do Patriarca, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de São Paulo, serão lembradas as carências da cidade; no largo São Francisco, haverá benção pela promoção da paz e da justiça social. As novas comunidades Aliança de Misericórdia e Shalom farão um tapete na praça da Sé para acolher o Santíssimo Sacramento.

A equipe de organização do evento recomenda a todos os fiéis que pretendem participar da procissão e da missa façam uso do transporte público – ônibus e metrô. As estações Luz e São Bento ficam próximas à concentração na Santa Ifigênia, além das estações República, Anhangabaú e Sé, que também podem servir para acesso ao local. É possível, também, que os grupos vindos das diversas regiões da Arquidiocese aguardem a procissão em pontos como o largo São Bento, a praça do Patriarca e o largo São Francisco.

A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) não disponibilizará, na região central da cidade, bolsões de estacionamento para ônibus fretados e recomenda, caso a comunidade precise fretar um ônibus para pessoas idosas e/ou crianças, que os motoristas sejam orientados a estacionar em locais já destinados a este uso e que ficam próximos a estações do Metrô. 

Após a missa, ainda na praça da Sé, haverá momento de louvor com presença de Dunga e Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova. A missa será transmitida ao vivo, a partir das 11h, pela Rede Vida de Televisão.”

Fonte: http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/?q=node/127013

Abaixo, assista o documentário sobre o 4º Congresso Eucarístico Nacional e depois um super animado clipe que vale a pena conferir!!!

Participem!

Ótimo final de semana!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s