Jantar em família

Queridos amigos,

O Marco me encaminhou um texto sobre uma pequisa que aponta o “jantar em família” como um grande benefício para a vida das crianças, adolescentes e jovens. Abaixo reproduzo o artigo, mas antes gostaria de comentar que, de fato, jantar em família é uma prática muito saudável para nossas famílias, tão atribuladas pela correria do dia a dia e tão absortas pela televisão e/ou internet e/ou telefones. Muitas vezes, a família janta vendo TV e as pessoas nem conversam para não atrapalhar o programa televisivo.

Quando a pesquisa destaca os benefícios de jantar em família, também introduz um compromisso entre os membros da família de desligarem os celulares, computadores, televisores e tudo o mais que possa atrapalhar a real interação entre todos.

Precisamos resgatar o valor de “comer juntos”. Sempre reforço que não foi à toa que nosso Senhor escolheu uma refeição para nos deixar sua maior herança – a Eucaristia é a partilha do pão e do vinho, do corpo e do sangue, da vida de Jesus oferecida a nós! A doação de Jesus é total na Eucaristia. Ele se faz alimento para ser partilhado por todos…

Nesse sentido, Jesus resgata a partilha de vidas que deve ocorrer durante uma refeição. Também denominamos a Eucaristia de Comunhão. Quem come da mesma mesa deve partilhar mais do que a comida. Colocamos em comum nossos anseios, nosso dia, nossa vida! Daí o grande valor de uma refeição.

O Casa de Família quer abraçar esta causa! Vamos resgatar o valor do jantar em família – momento em que pais e filhos poderão interagir depois do dia de trabalhos e estudos e reforçarão a unidade familiar. O engajamento dos pais e dos filhos nos preparativos da mesa e da refeição também colabora com o sentimento de cooperação familiar. Todos crescem. Todos saem satisfeitos (física e emocionalmente) depois de um jantar feliz.

Segue, então, o texto:

Jantar em família faz bem?

Redação em 21/05/12
por Mariana Fonseca e Patrícia Gomes, do site PorVir

“Um grupo de americanos resolveu se mobilizar para resgatar os tradicionais jantares em família, unindo comida saudável com convívio de qualidade dentro de casa. Eles criaram o movimento The Family Dinner Project (Projeto Jantar em Família, em inglês) com a proposta de ultrapassar os desafios do dia-a-dia, como a falta de tempo e o cansaço, para sentar pais e filhos em torno da mesa sem nenhuma das milhares de distrações do mundo moderno. Celulares, TVs, tablets e qualquer outra tecnologia que não promova a interação entre os parentes é proibida.
Os organizadores do projeto defendem que os jantares em família, de qualidade, têm a capacidade de melhorar a autoestima das crianças e adolescentes, desenvolver a resiliência, diminuir os riscos de uso de drogas, gravidez na adolescência, depressão, distúrbios alimentares e obesidade. Eles se basearam em pesquisas de diferentes universidades, como um artigo do centro especializado em abuso de substâncias químicas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, adolescentes que fazem menos de três refeições em família por semana têm quase duas vezes mais chances de se tornarem fumantes, abusar de substâncias químicas e se tornarem usuários de maconha do que adolescentes que jantam em família cinco vezes por semana. “O engajamento dos pais em torno dos jantares pode ser uma potente arma a favor da saúde das crianças”, garante o pesquisador Joseph A. Califano Jr, da Columbia.
O projeto começou no ano passado, por meio de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de Harvard e um grupo piloto de 15 famílias. E agora já oferece todo o conteúdo on-line para que mais pessoas adotem a causa, criando seus próprios grupos de discussão na escola, distrito ou cidade.”

abraços,

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Jantar em família

  1. Alessandra de Angelis disse:

    Cristiane,
    Adorei o tema abordado. Sempre procuro fazer o recomendado, com a minha família. Sei que muitos dirão que é difícil concilar horários e tal, mas acho que se cada um de nós nos esforçarmos um pouquinho, chegamos lá.

    Parabéns pelo texto!
    Alessandra de Angelis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s