Altura e trabalho

Bom dia

Neste último fim de semana saiu na capa da Revista  Veja a receita das pessoas “bem sucedidas”. Entre outras afirma-se que são aquelas mais altas (estatura), não obesas, que cuidam da dieta e exercícios, ou seja uma aparência saudável de cuidados com o corpo, além de alguma “sorte” oferecida pela própria natureza.

Cada vez mais nutre-se a realização de uma pessoa, inclusive no âmbito do trabalho, com a sua aparêncioa “fotográfica”. Somos um mundo “estético” onde, evidentemente, as pessoas são atraídas pela beleza. No entanto, como bem já ressalatou a Cris (da quinta feira)  em artigo recente, a beleza aparente não é tudo.

Nossos filhos vão sendo levados cada vez mais a se “esforçarem” por um trabalho -porque dá trabalho –  com o corpo. O tempo que se utiliza em escolher roupas e apetrechos, sapatos, tênis dos mais variados, bolsas, maquiagem, e o “fisioculturismo”, com horas de academia, começa a comprometer o tempo que poderia ser empregado em outras atividades.

Dá trabalho, também, manter um bom rendimento escolar (trabalho das crianças), assim como um lar atraente (até para os filhos adolescentes que ficam mais fora de casa), ou planejar um fim de semana que não seja simplesmente ficar sentado olhando a televisão. Dá trabalho manter um nível cultural satisfatório com leituras e filmes, assim como visitas a exposições onde podemos promover um desenvolvimento dos filhos alicerçado na construção de uma personalidade forte na sua intimidade, e não somente na aparência estética (que não deve ser desprezada).

Dá trabalho conversar com os filhos para que percebam que cada um de nós na sua constituição física e capacidade intelectual pode e deve se empenhar por crescer dentro do que se espera de um pessoa consciente que deve amar e conviver com o mundo dentro de suas características e limitações. Assim não alimentaremos frustações e desânimos por não ter este ou aquele predicado que destaca aos demais…

A estatura conseguida por uma pessoa não está no limite de seus centímetros de altura, mas na sua capacidade de crescer no amor. Neste aspecto podemos ultrapassar além do que imaginávamos se contarmos com a humildade e a graça de Deus em nosso empenho.

Boa semana

Valdir

 

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Altura e trabalho

  1. Marco disse:

    Oi Valdir

    Ótimo post ! Hoje em dia tem gente mandando CV com foto para vagas técnicas….

  2. Boa Noite Valdir,

    Um dia um amigo de trabalho, me falou que pretende demorar a ter um segundo filho porque quer preparar ao máximo o atual com todos os cursos que puder, para que o filho “saia na frente”. Eu me pergunto: na frente de quem ? Bem não importa de quem…..mas acho perigoso, ensinar para o seu filho que o coleguinha de escola é um concorrente, mas se despreocupe com os coleguinhas mais pobres porque eles já estão para trás…. Bem, eu não tenho filhos ainda, mas gostaria de saber de vocês que são pais, o que um pai diante de toda essa batalha profissional em que o mundo se tornou, o que o pai pode dizer a um filho, caso ele não pode oferecer a ele, o melhor em termos de educação…Quanto à estatura, acho mais importante ajudar-nos os nossos filhos. a descobrirem a sua própria vocação. Porque a vocação, seja qual ela for….sempre cabe na nossa estatura.

  3. Cristiane disse:

    Ótima reflexão! E como dá trabalho tudo isso que você apontou… É preciso ter muita clareza e foco no verdadeiro sentido da vida para não se perder com tantos modelos “perfeitos” de sucesso…
    Abraço,
    Cris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s