O que aconteceu com Judas, o traidor ?

Olá

 Hoje aproveitamos para falar de um caso que pode gerar dúvidas em muitas pessoas. Texto do Pe. Luizinho:

========================================

Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Isca­riotes. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. “Vós me procurareis, e agora vos digo como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim?” “Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”. (cf. João 13, 21-33. 36-38).

Nestes dias precisamos estar atentos ao que Deus nos fala. Jesus colocou em chegue à amizade e a fidelidade de todos os discípulos, e todos se questionavam: “Acaso, serei eu, Senhor?” Porque Jesus diz “é aquele que come comigo”, mas todos estavam comendo com Ele na Ceia derradeira, portando cada um deles poderia ser o possível traidor. O mais importante àquele que o traiu não conseguiu experimentar, apesar do meu pecado o Senhor me ama e o seu amor é infinitamente superior ao meu erro e traição. O maior pecado de Judas não foi à traição, foi o desespero em não confiar na infinita misericórdia de Deus!

A traição de Judas está pautada com alusão a passagem do Profeta Zacarias 11,12 que diz: “o preso da venda de um escravo ou de um mês de trabalho”, de uma vida que deveria ter um preso muito alto, mas na verdade quem estava comprando a nós era o Senhor com o preço de sua Vida. A figura de Judas faz com que a gente tente imaginar o processo interno que ele viveu, e não foi fácil. A Igreja desde seus primórdios, via na lembrança da traição um exame de consciência, pois a resposta pessoal de Jesus pode dirigir-se de novo a novos traidores de sua Pessoa.

Aqui a Igreja não dá nenhuma sentença sobre Judas, ele está entregue a infinita misericórdia de Deus. Nós é que precisamos fazer o nosso exame de consciência, pois trazemos dentro de nós potenciais traidores, quando pecamos ou quando negamos a Deus e a nós mesmos. Judas não chama Jesus de Senhor como os outros discípulos, mas o chama de Rabi, que quer dizer mestre. (cf. Mateus 26,25).

Mestre, professor, qualquer um poderia ter muitos naquela época, mas Senhor somente um, ou seja, Jesus era somente mestre de Judas e não Senhor de sua vida. O “ai” do narrador do evangelho, não é somente compaixão por Jesus, mas a dor pelo fato de que entre os doze haja um traidor. A Palavra de Deus é uma contradição, como relatar um fato de fracasso tão grande como esse entre os discípulos de Jesus. Fazendo um exame de consciência, agora eu e você podemos nos perguntar: “Acaso, serei eu, Senhor?”.

É preciso deixar vir para fora os pequenos e grandes pecados que possam me tornar um outro Judas. Mesmo diante deste fato de perceber um traidor dentro de mim, eu não posso perder a chance de confessar e receber de Deus a misericórdia destinada para o Coração arrependido. Pedro também negou e traiu Jesus, só que Pedro reconheceu o seu pecado e chorou amargamente lavando-se na Misericórdia do Senhor, enquanto Judas, na sua soberba e falta de esperança não acreditou que poderia ser perdoado de pecado tão grande.

fonte: CN

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

4 respostas para O que aconteceu com Judas, o traidor ?

  1. Luiz Coelho disse:

    Ola…

    Será possível ler o mesmo livro e ter diferentes interpretações do mesmo ?.. Devido ao fato de minha esposa ser historiadora, ela me ensinou a ter uma visão mais crítica e analítica de tudo o que lemos e ouvimos …Acredito que este trecho, pode ser melhor analisado utilizando a própria Bíblia !

    1-) Em Lucas (22,3-6), está escrito que, após satanás ter entrado em Judas, ele foi procurar os sacerdotes para ver como entregaria Jesus. Tal acontecimento se deu, nesta versão de Lucas, ANTES da festa dos Ázimos, logo, ANTES da ceia de páscoa, cujo prato principal eram os cordeiros que matavam especificamente para essa finalidade. Segundo João, esse fato se deu APÓS ( ou durante ) a ceia (Jo 13, 26-29). ( O primeiro conflito entre as narrativas do evangelistas. )

    2-) Em Mateus (26,15), Judas pediu dinheiro aos sacerdotes para entregar-lhes Jesus, enquanto que Marcos (14,11) e Lucas (22,5) afirmam que foram os sacerdotes quem tomaram a iniciativa de retribuir ao discípulo, dando-lhe dinheiro como recompensa pela sua atitude. ( segunda divergencia )

    3-) Vemos que Mateus teve uma preocupação, em relacionar Jesus com as profecias, ele foi o único que disse sobre o quanto Judas teria recebido, dando como certa a importância de trinta (30) moedas de prata (Mt 26,15; 27,3). Essas passagens são EXATAMENTE iguais as de Zacarias (Zc 11,12-13), como se estas fossem uma profecia, entretanto, os fatos ali narrados se referem ao próprio profeta Zacarias, NÃO É, em hipótese alguma, uma revelação sobre algo que viesse a ocorrer no futuro.

    4-) Ao narrar os acontecimentos durante a ceia, Mateus relata que Jesus, ao responder aos discípulos sobre quem o iria trair, teria dito: “Quem vai me trair, é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme a Escritura fala a respeito dele…” (Mt 26,23-24). Essa passagem é EXATAMENTE o mesmo relato relacionada ao Salmo I(41,10), onde Davi reclama sobre um amigo que o trai.

    5-) Davi foi traído por um amigo, seu próprio conselheiro, de nome Aquitofel, conforme narrativa em 2Samuel(15-12,31). O final trágico da vida desse “amigo” foi enforcar-se (2Samuel 17,23), ( Será que todos os discípulos traidores da Bíblia se enforcam ? ou é coincidência ?)

    6-) Jesus realmente se preocupou em delatar o seu traidor, conforme narra Jo (13,26), quando, para identificar quem o trairia, diz aos que o acompanhava, naquela ceia, que seria a quem desse um pão molhado, dito isso, IMEDIATAMENTE, entrega-o a Judas. Por que sera que os demais apóstulos nada fizeram ? ( Será que não foi exatamente assim que aconteceu ? )

    7-) Em Mateus (26,48) e Marcos (14,44) dizem que Judas havia combinado com os sacerdotes um sinal – o beijo – para que pudessem identificar quem era Jesus. Lucas, apesar de não relatar absolutamente nada sobre esse sinal, diz que Judas aproximando-se de Jesus o saúda com um beijo (Lc 22,47). Enquanto que João não fala de ter havido uma combinação de sinal, nem que Jesus teria dito algo a respeito e nem mesmo coloca Judas beijando a Jesus, já que, para ele, foi o Mestre que se adiantou aos guardas acompanhados de Judas se identificando a eles como sendo Jesus, o Nazareno, a quem procuravam (Jo 18,3-5). ( Outo fato conflitante ).

    😎 Apenas João, coloca Judas como sendo aquele que, entre os discípulos, cuidava da “bolsa” (Jo 13,29). Vai mais longe ainda, o acusa de ladrão (12,6). Se Judas fosse realmente ladrão, por que motivo o deixaram tomando conta do dinheiro? Alguém colocaria um ladrão como seu administrador financeiro?

    9-) A forma pela qual Judas deu cabo à sua vida, é outra controvérsia…, segundo Mateus, movido por profundo remorso. Estranhamente Mateus é o único evangelista que relata o arrependimento de Judas. Ele diz que Judas enforcou-se (27, 5), entretanto em Atos (1,18) está se afirmando que ele “precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”, ( outra divergencia, possivelmente a narração da morte de Judas enforcando-se, está inspirada, novamente, na história da morte de Aquitofel )(2Sm 17,23).

    10-) E o que aconteceu com as “moedas” ?. Mateus menciona que Judas as teria devolvido, atirado-as dentro do santuário, que recolhidas pelos sacerdotes foram, por deliberação, destinadas à compra do campo do oleiro, para servir de cemitério aos estrangeiros (27,3-10). Citando que isso aconteceu para se cumprir o que dissera o profeta Jeremias; mas em Atos, se diz que o próprio Judas teria comprado um campo (At 1,18).

    No mínimo é estranha a relação de acontecimentos no Novo Testamento com ocorrências registradas no Antigo Testamento tidas como se fossem verdadeiras profecias ?

    As narrativas possuem diversos fatos conflitantes entre si, deixando-me a sensação de um ajuste dos textos para se chegar a um objetivo pré-determinado, como se as provas de um crime fossem manipuladas para se obter uma condenação prévia pretendida.

    Judas, ainda hoje, é julgado e condenado, ano após ano, por pessoas que, com certeza, não cumprem as escrituras: “Não julgueis os outros para não serdes julgados, porque com o julgamento com que julgardes, sereis julgados e com a medida que medirdes sereis medidos” (Mt 7,1-2).

    O que aconteceu REALMENTE com Judas, o traidor ? Só Deus sabe !!!

    Abs e boa Páscoa para todos !!

  2. Marco disse:

    Oi Luiz

    Apesar de discordar de alguns pontos que vc colocou, o texto postado aqui deixa claro que a igreja não se manifesta no caso de Judas. Como vc disse, não há como saber a sentença de Deus no caso dele.

    até

  3. Luiz Coelho disse:

    Marco, bom dia ( espero que tenham passado uma ótima Páscoa ) !

    Não estou conseguindo postar no texto desta segunda-feira ( isso já aconteceu uma vez lembra ) ! Pode ver isso ?

    Obrigado
    Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s