No sofá da sala para acompanhar o Oscar – III

Bom dia caros leitores! Bem vindos a mais um NO SOFÁ DA SALA!!!

Dando continuidade a premiação do Oscar 2012, hoje falaremos de outro grande filme que concorreu ao prêmio esse ano:

“Cavalo de Guerra”

alt

“”O que a primeira vista pode parecer ser apenas mais um conto de amizade e coragem clássico entre um jovem e um cavalo (no mesmo estilo de “Beleza Negra” e seus similares), temperado com uma excessivamente melodramática condução de Spielberg, acaba surpreendendo com uma mensagem elegante e direcionada a toda a família. Como fica claro em um dos muitos belos momentos apresentados, foi preciso um simples cavalo para resgatar a humanidade e o senso de camaradagem e nobreza, esquecidos em meio a todo o som e a fúria da selvageria cometida pelos ditos “homo sapiens”.

O diretor acerta ao se debruçar no livro original (do inglês Michael Morpurgo) e dele retirar seus melhores elementos. A guerra é vista através da árdua jornada do cavalo Joey (essencialmente um “road movie” equino), que o leva de uma bucólica fazenda inglesa até os horrores da guerra. Diferenciando-se de obras como “Corcel Negro”, que de forma nada sutil apelavam para as lágrimas, neste épico requintado a emoção nasce devido à competência do roteiro e auxiliado (como de costume) por uma bela trilha sonora do genial John Williams. O senso de humor característico do diretor se faz presente, o que ajuda a equilibrar quando a “balança” tende a resvalar forte demais no piegas (o que ocorre infelizmente, mais vezes do que deveria). Para o público moderno, tão afeito a obras irônicas, pode causar estranhamento um produto tão “careta”. Alguns irão acusar Spielberg de, mais uma vez, exagerar no sentimentalismo, porém não consigo imaginar outra forma de abordar cinematograficamente obra tão passional. A mensagem é simples e direta, transmitida por um cineasta competente e sem necessidade de arroubos egocêntricos ou ousadias estapafúrdias.

Esteticamente irrepreensível, com uma fotografia deslumbrante do mestre polonês Janusz Kaminski (que já é da “família Spielberg” de cinema), que entrega cenas dignas de se emoldurar e colocar na parede da sala. Lindas e funcionais, diga-se de passagem, contrastando a amplitude e claridade da fazenda com a escuridão suja das trincheiras. Por vezes o céu pode transmitir artificialidade, porém nada que prejudique a experiência.

“Cavalo de Guerra” poderia fluir melhor com uma duração mais econômica (seus 146 minutos se arrastam por vezes, episódico demais) e coerente com a proposta minimalista da obra. Porém excetuando-se este aspecto técnico, nada pode ser dito contra este projeto. Atuações corretas de todo o elenco (com Emily Watson como ponto alto) e um roteiro (de Richard Curtis e Lee Hall) que não glorifica a guerra, nem toma muitas liberdades com o material original. Longe de ser revolucionário, o novo Spielberg age com graça e leveza, cativando e conquistando o que se propôs de início. Claro que, nesta época de cinismo e do “chocar é bom”, este sensível conto poderá ser mal compreendido por muitos. O tempo fará justiça à sua beleza.” “

Fonte: Cinema.com.br

E novamente para dar um gostinho segue abaixo o trailer oficial do filme

Lindo não? 

Tenham um ótimo final de semana!!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s