Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, gostaria de celebrar todos os avanços que obtivemos ao longo da história que aumentaram a nossa dignidade como mulheres.

Agradeço a Deus por todos os maridos que colaboram com suas esposas em seu crescimento pessoal, valorizando-as como mulheres, mães, companheiras!

Agradeço a Deus por todas as mulheres que não desistiram de ser mães, ainda que atualmente seja complicado assumir com responsabilidade a maternidade  por conta de tantas atribuições desempenhadas fora de casa, no trabalho e na vida social!

Agradeço a Deus por todos os empregadores que não se intimidam diante de nem discriminam mulheres na contratação e na atribuição de tarefas, mas as tratam com igualdade, pagando-lhes o salário justo, segundo a função que desempenham!

Agradeço a Deus por todos os benefícios empregatícios – tais como licença maternidade, salário-maternidade, salário-família – que possibilitam a permanência da mulher-mãe em casa nos primeiros meses de vida de seu filho, a fim de desempenhar os cuidados essenciais dessa fase de vida da criança!

Agradeço a Deus por todo atendimento hospitalar que salva a vida de tantas mulheres, depois de alguma complicação no parto. Também por todo atendimento preventivo que orienta e examina mulheres na luta contra o câncer de mama e de colo do útero!

Agradeço a Deus pelo direito de votar e de apresentar candidatura em todos os níveis políticos, no executivo e no legislativo, e por todas as mulheres que se empenharam na vida política de nosso país!

Agradeço a Deus por todas as escritoras –  de literatura, jornalistas, blogueiras – que manifestam seu pensamento e suas emoções femininas de um modo todo particular porque são mulheres!

Agradeço a Deus pelas diferenças biológicas, psicológicas e de comportamento existentes entre homens e mulheres que tornam a vida mais rica e completa!

Mas não posso deixar de admitir que, em todas essas áreas, embora muitos avanços tenhamos alcançado como mulheres, muito ainda precisa ser feito.

Quantas mulheres sofrem com a violência doméstica praticada pelos próprios maridos…

Quantas mulheres retardam o momento da maternidade, por motivos profissinais, e acabam não conseguindo mais ter filhos…

Quantas mulheres recebem salários cerca de 70% menores do que homens que desempenham a mesma função em uma empresa, somente pelo fato de serem mulheres…

Quantas mulheres que, desempregadas, não recebem salário-maternidade nem outros benefícios…

Quantas mulheres morrem por falta de atendimento adequado nos hospitais e por falta de prevenção a doenças…

Quantas mulheres não têm consciência de que seu voto é importante e acabam “vendendo-o” por uma cesta básica…

Quantas mulheres se esqueceram de sua dignidade e, em nome da “arte”, se prostituíram, vendendo a imagem de seu corpo e, muitas vezes, vendendo o próprio corpo…

É por tudo isso que, além de agradecer a Deus neste dia, também quero pedir a Ele que nos dê a coragem de sempre lutar, cada vez mais, para valorizar a mulher e sua dignidade, ainda que tenhamos que denunciar, com voz aberta, tudo o que corrompe a verdadeira dignidade feminina!

Que Maria, Mulher forte que agradou a Deus, vivendo perfeitamente sua vocação – como mulher, mãe, companheira de José, iluminadora dos apóstolos – nos ajude a viver em plenitude nossa feminilidade.

Ave-Maria, cheia de graça…

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s