Carnaval e Quaresma

Prezados Amigos,

Quero aproveitar o post do Valdir para também falar de Carnaval e Quaresma, mas com uma outra ênfase.

Interessante como é se preparar para Quaresma durante o Carnaval Brasileiro, principalmente aquele mostrado pela televisão.

A Quaresma chega para ser um período de oração, jejum e esmola, que exige um sacríficio pessoal do cristão na busca pela santidade, mas o que vemos imediatamente antes a tal período é a busca pelo prazer como sentido único da vida. Vale aqui um parenteses, o prazer é bom e foi por isso que Deus nos deu esse sentido, mas ele nunca é o fim último do ato que o gera ou antecede, ou seja, para exemplificar, quando comemos, o mais importante é nos alimertamos e não sentir o prazer por si só, corroborando que o sentido do prazer para tal ato é muito importante, porque faz com que queiramos nos alimentar.

Interessante notar que o Carnaval (pelo menos aquele da televisão) exalta aquilo que o cristão deveria combater como a Luxúria, Vaidade e Usura e os outros pecados capitais.

Temos a oportunidade na Quaresma de orar para pedir a Fortaleza necessária a todo cristão não se peder no combate diário contra a concupiscencia.

Amigos, aproveitemos esse grato período para se voltar mais a Deus…

Que Jesus Cristo e Nossa Senhora sejam os nossos exemplos de seres humanos neste lindo período.

Abraços a todos,

Lutfe

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Carnaval e Quaresma

  1. Luiz Coelho disse:

    Bom dia.. Gostaria de fazer algumas observações sobre o texto.

    Aprendi, e tento praticar diariamente, que o cristão deve praticar três atos básicos : fé, oração e caridade ! Com relação a está última, muitos têm, de forma simplista, alterado o termo para esmola, minimizando a abrangência de um sentimento maior para um simples ato mecânico.

    A Caridade é uma ação altruísta de ajudar àlguém sem buscar qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência de bondade do ser humano; já a esmola é uma pequena quantia de dinheiro dada àlgum pedinte ou necessitado; também é considerada como um ato de penitência, a ser praticado especialmente em alguns tempos, como Quaresma e Advento !

    Outro erro comum é a confusão do jejum com a abstinência ! O jejum é a abstinência total de comida e bebida (com exceção da água) enquanto que a abstinência é abster-se de alguma coisa que seja mais pesada ou mais cobiçada pelo penitente; sendo este ultimo de pouca valia conforme comprovação científica :

    http://www.saudecomciencia.com/2012/02/jejum-pode-prevenir-parkinson-e.html

    Com relação aos prazeres devemos abrir um parênteses um pouco maior…. “..Vale aqui um parênteses, o prazer é bom e foi por isso que Deus nos deu esse sentido, mas ele nunca é o fim último do ato que o gera ou antecede..”. .os pecados capitais são sim uma prova de prazeres com fim último, basta olhar a gula que é o prazer em comer ultrapassando a necessidade da sustentação física, o prazer pelo prazer de comer..( contrapondo-se ao seu exemplo ! )

    Precisamos diferenciar os prazeres nocivos dos benéficos…o prazer de ver sua família unida e saudável, o prazer de ver seu filho dando os primeiros passos, de vê-lo nascer, o prazer de receber amigos em casa; de ver o sorriso de sua esposa quando você volta do trabalho, etc; são prazeres, como você disse ,dados por Deus, para a nossa alimentação espiritual !

    E por último, quanto aos exemplos de pecados acredito que pretendia dizer soberba ( vaidade ) no lugar de usura (cobrar juros); pois se isso for; a essência econômico-bancária do nosso sistema financeiro deve ser exorcizada ! –rs-

    Um grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s