A chegada da Quaresma

Bom dia!

Há uma semana falávamos do aproveitamento saudável do feriado de carnaval, dentro dos valores cristãos. Hoje, em plena segunda-feira carnavalesca, nos introduzimos em uma semana especial para nós cristãos, em que, apesar da “folia”, vai crescendo em nosso coração o espírito de preparação. Estamos às portas do período da Quaresma, que se inicia na quarta-feira de cinzas e se prolonga até a Semana Santa.

Respeitando o pano de fundo de nossos temas, que é Família e Trabalho, podemos dizer que neste período encontramos especiais condições de favorecer o nosso crescimento pessoal e familiar nas disposições da virtude da laboriosidade.

A Quaresma encerra uma época de maior recolhimento interior, não de tristeza, mas de oração e serenidade. Para tanto procuraremos ser mais sóbrios no falar, nos esforçarmos na temperança do comer e do beber, vencer a preguiça, com o espírito de sacríficio que alguém se impõe, livremente, em generosidade para estar mais atento a pessoa amada.

Todas estas condições, certamente, nos auxiliam muito a desempenhar o nosso trabalho com melhor disposição, conscientização, e consequentemente de melhor qualidade. A temperança e a sobriedade, são virtudes fundamentais para que a laboriosidade se desenvolva. No entanto, não basta a laboriosidade se esta não vem acompanhada com a caridade, fruto da generosidade em estar a serviço de alguém.

É neste cenário que esteve Jesus Cristo em preparação para asua missão. Deixou-nos o exemplo, assim com em tudo que diz respeito a seguir o caminho que nos leva ao Pai. Além da Palavra, o exemplo. Da mesma maneira, os pais devem demonstrar isto aos filhos, sem “sermões” ,mas em ações.

Desta forma crescerá o espírito de serviço dentro do lar, fonte da convivência do trabalho em família, onde todos em cada um, procuram aprender a alegria de poder fazer pelo outro, dentro das possibilidades de idade e condições de cada um. Isto exige a paciência, a perseverança e a esperança dos pais em saber que isto, não está claro para os filhos em educação, principalmente, quando muitos pequenos ou na adolescência.

Assim a Igreja, em seus tempos do calendário ao longo do ano, vai oferecendo oportunidades, segundo as orientações de Cristo, que cada cristão possa crescer em relação ao Pai, não de uma forma teórica, mas nas atividades cotidianas que nos santificam. A santidade não é um tempo onde estamos dentro da igreja, mas é a maneira de viver, em todas as circunstâncias,  conforme a Igreja de Cristo nos pede.

Recorramos da Santa Maria e São José, mestres deste trabalho familiar em santidade, que nos ajudem a viver este período de Quaresma, dentro deste espírito de servir ao outro, e no serviço à pessoa do outro, realizar o trabalho de Deus, que nos pediu seu Filho Jesus Cristo.

Boa semana

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A chegada da Quaresma

  1. Alessandra de Angelis disse:

    Valdir, boa tarde!

    Belíssima mensagem! Que todos os cristãos possam amadurecer e crescer no amor de CRISTO, principalmente neste período que se inicia: a Quaresma. Meu desejo é que consigamos ajudar ao próximo, vencer a preguiça, não exagerarmos na comida e bebida e principalmente nos colocarmos à serviço de Deus.
    Abraços,
    Alessandra de Angelis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s