As virtudes no trabalho familiar

Bom dia!

Estamos em pleno período de férias. As avenidas sempre congestionadas nas grandes cidades estão mais vazias, enquanto a fila para o pãozinho na praia cresce. As vagas para estacionar no centro estão um pouco mais fáceis, e não há lugar para o guarda-sol na areia. O almoço na cidade é mais tranquilo pois a fila é mais curta, enquanto que se espera chegar a água de coco que terminou na barraca… Afinal ,quem está se divertindo!?

Temos insistido nesta coluna que o trabalho faz parte de todas as atividades do cotidiano familiar. E neste aspecto as virtudes não tiram férias. É preciso manter o bom humor quando chove naquele fim de semana que esperávamos para o passeio no hotel fazenda ou na praia. Não se pode perder a calma mediante a discussão dos filhos no banco de trás pela disputa da janelinha. O furo no pneu exige de todos uma boa dose de paciência. Em tudo se enxerga o esforço por se viver as virtudes.

As virtudes não nascem prontas, embora estejam potencialmente em todos nós.  Algumas parecem ser mais fáceis para alguns e difíceis para outros, mas para todos requer um certo investimento pessoal. A ordem para que as coisas em bagunça não nos roubem tempo. A fortaleza em saber resisitir alguns pequenos incomodos do clima. A prudência para não deixar faltar o essencial, sem a necessidade de se levar a casa junto para cada saída de férias…

É incrível como algumas pessoas parecem ter no seu “código genético” algumas virtudes escritas. São pessoas que com a sua alegria preenchem o ambiente que estava carregado e desanimado. O otimista que sempre revela um horizonte azul limpo, onde parecia só existir nuvens negras. Aqueles que desconhecem a palavra reclamação pois se adaptam as adversidades do lugar como se estivessem num hotel cinco estrelas. Na verdade, sempre há um esforço para estas manifestações que parecem absolutamente naturais em alguns.

Na presença da férias estas situações são frequentes, e exigem dos pais este exemplo que vai marcando a educação dos filhos. Começamos a notar que aquela jovem que só tinha tempo para os seus cabelos, agora, casada, se empenha nos cuidados das necessidades dos filhos. Os rapazes que só contavam suas bravatas de fim de semana, se esmeram em procurar uma recreação para as crianças.

Os filhos são uma enorme colaboração para o crescimento das virtudes na vida dos pais que se empenham por uma boa educação. Devemos agradecer , de coração, a cada filho que faz com que os pais trabalhem o desenvolvimento de suas virtudes, tornando-os pessoas melhores e com capacidade de amar mais e melhor.

Sempre que nos empenhamos em procurar servir melhor ao nosso próximo, estaremos no fundo recolhendo os frutos de melhorar a nós mesmos.

Isto dá trabalho? Muito! Mas vale a pena!

Boa semana

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para As virtudes no trabalho familiar

  1. Cristiane disse:

    Valdir,
    É bem verdade o que você aponta: como tenho aprendido com meus filhos! E vejo que há muito que crescer em virtudes ainda – e como eles são canal de Deus para que isso aconteça!
    Cada vez mais compreendo a maternidade como caminho de santificação, ao qual Deus me chamou um dia.
    Obrigada por nos fazer lembrar disso!
    Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s