A vassoura e o pincel

Bom dia!

Assisti a dois filmes este fim de semana que fizeram-me pensar na coluna de hoje. Um deles foi a vida de Santa Bernadette, a menina que viu Nossa Senhora em Lourdes. Já no convento, todos queriam conhecer a moça, ao que ela perguntou a um gupo.

“- Para que serve uma vassoura?”

“- Para limpar.”

“- E depois?”

” – A guardamos.”

” – Pois assim fui eu. Um instrumento para manifestar (limpar aos olhos de todos) Nossa Senhora e depois devo permanecer guardada e esquecida.”

O outro filme foi o que conta o episódio da vida do gênio da pintura Michelangelo Bonnarote, (Agonia e Extase), quando pintou a maravilhosa capela Sistina. Recordei-me da frase de um grande santo dos nossos dias , São Josemaria Escrivá, que hoje – dia 9 – aniversaria.

“- Seria um absurdo o pincel pensar que teria sido o autor da obra de arte, não fosse a mão do artista que o utilizou.” O teto da capela Sisitina não pode ser orgulho dos pincéis.

Assim somos nós quando nos deixamos levar pelas mãos de Deus, diz o santo, fazendo a Sua vontade, e depois somos colocados a parte, sem mérito pela genialidade de quem o fez, mas procurando ser dóceis à mão do artista.

Dois exemplos de como deveremos trabalhar no nosso cotidiano: como a “vassoura ” de Bernadette, ou como os pincéis de Michelangelo. E depois ficar esquecido, como nos afirmava João Batista: “- É preciso que Ele cresça e eu diminua”.

O nosso trabalho é fundamental. Nosso meio de santificação ordinário, seja na família, ou no serviço profissional, mas não deve ter o alarde, e sim ser para a glória de Deus.

Boa semana de trabalho!

Valdir

 

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A vassoura e o pincel

  1. Cristiane disse:

    Que o Espírito Santo nos ajude a compreender que somos instrumentos nas mãos de nosso Deus. E que nosso trabalho seja cada vez mais para a maior glória de Deus.
    obrigada por partilhar,
    Cristiane

  2. lutfe disse:

    Excelente, muito legal, emocionante…

    Abs,

    Lutfe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s