FELIZ ANO NOVO !!

BOM DIA!

Iniciamos uma nova segunda feira. Um novo ano. Apesar de ser o mesmo sol, ultimamente encoberto por tantas chuvas, o mesmo céu, sentimos no coração a sensação de recomeçar. Há um horizonte de expectativas, sonhos e desejos, com projetos para continuar, e outros por começar…

Há uma atmosfera de esperança que nos revigora e nos impulsiona ao trabalho, a fazer alguma coisa. Mesmo em Janeiro quando tantos se encontram de férias, merecidas, o trabalho, como dito em várias oportunidades nesta coluna, sempre acompanha os pais. Contudo, um trabalho de perspectivas recreativas, onde planejamos por estar mais com os filhos, conhecê-los melhor, conviver …

É bom desejar passar o tempo ocupado por atividades que despertem para a cultura, o lazer, o esporte, e integrem a família e amigos. Aproveitar para o café da manhã mais demorado, o almoço onde, sem pressa, todos possam falar sem querer sair correndo…É tempo de caminhar um pouco com o filho adolescente e pocurar buscar intimidade. É tempo de namorar a esposa com maior tranquilidade…

Todas estas situações aparentemente estariam fora de uma coluna onde se pretende falar de trabalho e família, não fossem elas decorrentes de uma exigência pessoal. É necessário vencer a letargia de ficar somente deitado após o almoço por tempo indeterminado. É preciso vencer aquela “preguiça” da manhã para brincar com as crianças mais entusiasmadas. É preciso esforçar-se por não querer colocar “as suas coisas” em dia, esquecendo-se que outros esperam por você para participar de suas vidas.

Trabalho e família é um binômio inseparável, pois falar de trabalho não é somente falar do escritório, da empresa, da fábrica, da escola, do consultório, onde se “ganha o pão”. Assim sendo , como o homem foi feito para trabalhar, em tudo está esta dedicação amorosa como meio de santificação pessoal, entre as quais a convivência familiar.

Recordemos mais uma vez, aqueles que ainda estão vivos na nossa mente nos últimos dias: a Sagrada Família. Concluímos o ano com a sua celebração e iniciamos o ano cantando a Maria. Aproveitemos este clima da gruta de Belém, ainda tão alegre em nós para não abandoná-los , mas acompanhá-los ao longo do ano.

De modo particular gosto de pensar em José. José, pai e operário. Desaparecido, oculto ma majestade do menino Deus e na realeza de sua sua esposa Maria,  coloca-se sempre a serviço, como “servo inútil”, em toda a sua dignidade e santidade. Não fala José, atua. Não é protagonista, mas participa constantemente. Não está no primeiro plano, mas oferece sustentação. Não se manifesta aos outros, mas prepara e apresenta para nós o Salvador. Que grande exemplo de trabalhador é José!

Recorramos a este incansável homem do trabalho para que seja nosso Patrono ao longo de 2012. Eu deixo como sugestão, que cada um eleve todos os dias um pensamento a José antes de iniciar sua jornada de trabalho em cada dia de 2012.  Com certeza estaremos muito bem acompanhados durante todo o ano que se inicia.

FELIZ ANO ANO!

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Nota | Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para FELIZ ANO NOVO !!

  1. Cristiane disse:

    Valdir, muito boa sua reflexão! Concordo muito com e destaco um trechinho: “É necessário vencer a letargia de ficar somente deitado após o almoço por tempo indeterminado. É preciso vencer aquela “preguiça” da manhã para brincar com as crianças mais entusiasmadas. É preciso esforçar-se por não querer colocar “as suas coisas” em dia, esquecendo-se que outros esperam por você para participar de suas vidas.”
    Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s