Não prepare só sua roupa, mas sua alma para o a Noite de Ano Novo – Feliz 2012!!!!!!!

Boa noite caros leitores! Bem vindo a mais um: No Sofá da Sala!

É… mais um ano se aproxima, mal passou a noite de Natal e a “cara” das lojas já estão completamente diferentes. Vemos 2012 para todo lado, roupas brancas, promoções de pacotes para passar o Reveillon acabando, pessoas preparando suas ceias de Ano Novo. Um corre, corre para todo lado. Sem falar naquelas lojas que já estão vendendo coisas para o Carnaval! Enfim, até perto da noite de ano novo vivemos um rítimo tão frenético que parece nos desestimular a viver aquela sábia frase “A cada dia seu cuidado”, ou “viva cada momento como se fosse o único”, etc. E depois vemos pessoas de 50, 60 e 70 anos falando que a vida passou rápido. Passa mesmo! Principalmente se sempre estamos com a cabeça no amanhã!

Mas começar um ano novo é sempre bom! Parece uma nova oportunidade de recomeçarmos. Dá esperaça para todas as pessoas.  É como se tivéssemos uma nova chance de consertar o que erramos, melhorar o que fizemos no ano que passou. Experiências novas para sentir, pessoas novas para conhecer e amar.

Foi pensando nisso, e lembrando que provavelmente este será o último espaço escrito em 2011 do Blog, que nós, convidamos você, a viver esses minutos de agora para pensar  como irá se preparar para o ano de 2012. Digo, não só materialmente, como que roupa irá vestir, ou que comida irá comer, ou onde estará na passagem do ano, pois isso provavelmente você já deve ter em mente, mas principalmente visando preparar sua alma, pois se não paramos AGORA para nos programar em como viver o próximo ano, novamente esse será mais um ano em nossas vidas, de momentos rápidos, ânsias em relação ao amanhã e pior, com chance de cometermos os mesmo erros, com as mesmas frustrações, mesmos arrependimentos.

E como fazer isso? Simples, segue abaixo um super email de um grande amigo e conselheiro dando a idéia de como proceder:

Gostaria de falar esta semana sobre o fim de ano.

A chegada do fim de ano é uma ocasião para que muitas empresas, senão todas, façam um balanço do ano que passou.

Para nós, também, é de grandíssima utilidade a realização deste balanço:
– nos ajuda a agradecer a Deus as coisas boas que fizemos este ano;
– nos ajuda a pedir perdão por tudo aquilo que não fizemos bem; 
– nos ajuda a estabelecer metas para o ano que começa; sem metas pessoais não há progresso pessoal.

De modo concreto, como podemos fazer este balanço?

Do modo mais simples possível: quais foram as coisas boas deste ano, quais foram as coisas ruins e o que podemos fazer para melhorar?

Por exemplo:
– coisas boas deste ano: ter me aproximado um pouco mais de Deus, ter aproveitado um pouco melhor o tempo, ter reclamado menos das coisas, ter me preocupado mais pelos outros, etc.
– coisas ruins: inconstância na oração, pouca paciência diante das contrariedades, desordem nas coisas materiais, dificuldade para perdoar, etc.

Diante deste balanço, estabelecer, e isto é muito importante, duas ou três metas para o ano que se inicia. Se não estabelecemos metas de melhora, nossas boas disposições se tornam enganosas.

Que características devem ter estas metas?
– devem ser bem concretas; não adianta propor-se, por exemplo, vencer a preguiça; esta meta é muito genérica e muito abrangente e, portanto, muito difícil de cumpri-la; precisamos de coisas mais concretas, por exemplo: vou fazer um horário por escrito e vou pôr todo o esforço para cumpri-lo;
– devem ser factíveis; nunca podemos colocar metas que estão acima das nossas capacidades; se, por exemplo, fazer um horário por escrito e cumpri-lo está acima das nossas capacidades, podemos propor-nos algo ainda mais acessível como, por exemplo, ser pontual, ao longo do ano, na hora de levantar.

Uma vez estabelecidas as metas para o ano, persegui-la com todas as forças da nossa vontade, sabendo começar e recomeçar quantas vezes for necessário. 

Eis aí um ponto importantíssimo para a melhora de qualquer um de nós: saber começar e recomeçar quantas vezes for necessário. Quantas vezes já naufragamos no meio das nossas metas! Lutamos uma, quem sabe duas semanas, depois desistimos. Nisto, temos que seguir aquele famoso conselho de Santa Teresa que a levou ao cume da santidade: “importa muito, e tudo, uma grande e mui determinada determinação de não parar até chegar à meta, venha o que vier, suceda o que suceder, custe o que custar, murmure quem murmurar”. Que bom seria se gravássemos esta frase de Santa Teresa no fundo do nosso coração e nunca mais a esquecêssemos! Eis aí o segredo, junto com a graça de Deus, de qualquer crescimento espiritual.

Imaginem se começarmos pondo em prática estes conselhos que demos acima: agradecendo, pedindo perdão e colocando metas para a nossa vida, metas que perseguiremos com todas as forças até alcançá-las! Com toda certeza será um ano extraordinário, cheio de frutos. Desta forma poderemos dizer de boca cheia: ano novo, vida nova!

Pe. Paulo M. Ramalho

Como ainda estamos em tempo de Natal: Feliz Natal! E para fechar o ano com chave de ouro, abaixo deixamos dois vídeos que fizeram sucesso nas redes sociais nesses últimos meses!

Clique aqui – “Christmas Story”

Clique aqui – “Cordel de Natal”

Queridíssimos leitores, feliz 2012!! Devo repetir pois isso é muito importante: vivam cada momento do ano que chega da melhor maneira que puderem e sejam ainda mais e mais felizes sob a benção de Deus!

EXCELENTE ANO PARA TODOS!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Não prepare só sua roupa, mas sua alma para o a Noite de Ano Novo – Feliz 2012!!!!!!!

  1. zelia maria zacharias matta disse:

    excelente mensagem , esta última deste blog.
    agradeço todas as boas dicas, que me fizeram ser melhor, como amiga, como pessoa e as boas indicaçoes de filmes.
    desejo para vcs o mesmo para 2012.
    Zelia

  2. Pingback: No sofá da sala para acompanhar o Natal…e não é que já chegou?! | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s