Simplicidade

Nesses dias depois do Natal, gostaria de convidar vocês a contemplar a cena do presépio. O que vemos ali? Um recém-nascido envolto em faixas, deitado numa manjedoura, acompanhado de sua mãe e seu pai. Tudo é muito simples, mas reflete uma alegria imensa. Maria e José estão admirados de que vários pastores vieram conhecer o menino e, mais ainda, de que três reis magos, vindo de longe guiados por uma estrela no céu, também estão ali.

A Sagrada Família, como ficará conhecida mais tarde, é um sinal para nossas famílias hoje. Vendo esta cena, podemos ter a certeza de que a alegria de uma família não está em riquezas ou em aparências. Na simplicidade de uma gruta, adaptada para abrigar Jesus, vemos que o que mais uma criança precisa é do amor de seus pais. José e Maria estavam unidos num só coração e num só projeto de vida. Sabiam que sua missão seria cuidar daquele menino e estavam dispostos a fazer isso, juntos, com a ajuda um do outro.

Se não fosse assim, poderíamos imaginar outra Maria dizendo a José: “Vá sozinho a Belém… Está chegando o tempo do menino nascer… Não podemos nos arriscar numa viagem longa como essa e eu prestes a dar a luz…”. Não, não foi esta a história que aconteceu. Maria acompanhou José na viagem do recenseamento e confiou na providência divina.

Ambos tinham o mesmo projeto de vida. Maria agora era esposa de José e o acompanhou até Belém e, depois, até o Egito para proteger o menino. Muitos casais hoje em dia não possuem um projeto comum de vida e acabam, com o tempo, se separando… O individualismo que tomou conta de nossa sociedade contaminou também o casamento: cada um quer “viver a SUA vida” e bem sabemos que, na vida em família, não pode existir esse tipo de comportamento.

Maria e José sabiam bem que a vida não seria fácil, que criar o filho de Deus seria uma grande responsabilidade, mas aceitaram o desafio, confiando mais em Deus do que em si mesmos. Muitas vezes nos desanimamos diante das dificuldades na educação de nossos filhos… Olhemos, pois, para a Sagrada Família para aprender com eles que Deus é maior, que Deus provê, que Deus inspira decisões acertadas – como  o caso da fuga para o Egito –, que Deus está ao nosso lado. Peçamos a Maria e a José que nos ajudem a ser melhores mães e melhores pais, confiantes cada vez mais na providência divina. Ela nunca faltará! Que sejamos mais simples, procurando encontrar a nossa Belém, a nossa paz em família e nosso projeto comum de vida em Deus!

Feliz 2012!

Cristiane

PS.: Hoje minha família está embarcando de volta para o Brasil. Rezem para que façamos uma boa viagem…

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Simplicidade

  1. Familia Guarita disse:

    Que emoção Cris! Voltar ao Brasil!! Tenho lido seus posts! Gostaria de desejar um ótimo retorno e Um super 2012, 2013, 2014… cheio de realizações !! Para vc e toda sua família nessa nova fase!! Rezaremos por vocês! Malu e Zé ( blog no sofá da sala! 🙂

  2. Pai e Mãe disse:

    Oi filha:- Parabens pelo bela reflexão sobre a sagrada familia, asssim como, pelo comentário
    referente äs familias de hoje.Que bom se os casais atuais seguissem no mínimo algum exemplo
    de José e Maria.
    Estamos rezando por uma boa viagem a voçê e filhos, assim como ao Gustavo.
    Que Maria os proteja e Deus os abençõe.
    Mãe e Pai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s