Mudança

Queridos amigos leitores,

Fim de ano é sempre um momento oportuno para um balanço do ano que passou. Também, com base nisso, podemos fazer bons propósitos para o ano que vai começar. Pensando em nossos filhos, quais seriam as perguntas que deveríamos nos fazer? Vou deixar algumas sugestões, mas gostaria que cada um também acrescentasse suas perguntas e partilhasse um pouco o que pensa para este momento.

Partilho com vocês que, para nossa família, este fim de ano é muito especial. Depois de 4 anos e meio morando em Washington,DC (EUA), estamos arrumando as malas para voltar ao Brasil. A dimensão da mudança, de certa forma, nos ajuda a perceber que tudo passa na vida e que cada dia é um milagre novo, um dia novo jamais vivido. Isso é verdade sempre, mas quando vivemos dentro de uma rotina, a “novidade” de cada dia se dilui… Apresento, então, algumas questões: como vivemos cada dia deste ano que passou? Aproveitamos as oportunidades apresentadas para crescer em espírito, graça e sabedoria? Lembramos de falar “eu te amo” para nossos filhos e cônjuge? Aproveitamos para abraçá-los e beijá-los? Aproveitamos o fato de que eles são crianças e brincamos com eles (para quem tem filho pequeno)? Quem tem filho grande sabe que o tempo passa rápido demais… Como foi nosso relacionamento com Deus? Como transmitimos aos nossos filhos a nossa fé? Participamos fervorosamente da missa e da vida de Igreja? Quais são as experiências de vida que adquirimos e que queremos levar conosco para o ano que começa?

Neste sentido, partilho ainda que viver aqui foi um presente de Deus para nossa família. Meu esposo está fazendo doutorado na Catholic University of America e meus filhos – hoje com 8 e 6 anos – puderam conhecer, ainda tão crianças, gente do mundo inteiro e aprenderam a conviver com diferenças culturais e religiosas de uma maneira singular. Nunca, porém, precisamos negar nossa fé católica. Frequentamos a paróquia perto de nossa casa, onde nossos filhos fazem catecismo. O mais velho já até recebeu a Primeira Eucaristia neste ano (aqui as crianças recebem com 8 anos).

Por outro lado, morar longe da família (avós, tios e primos) abriu uma brecha na vida deles – é bastante sensível a falta da família e é o que mais nos alegra nesta perspectiva da volta: poder morar perto de nossos queridos novamente.

Finalmente peço a vocês que rezem por nós. Teoricamente sabemos que Deus está cuidando de tudo e que, em 2012, estaremos em nossa nova casa. Mas a ansiedade é grande! Resolver todos os detalhes de uma mudança international, especialmente porque estamos enviando alguns móveis, é meio complicado. Rezem para que possamos celebrar um Santo Natal ainda que às véperas de nossa viagem, marcada para o dia 29 de dezembro.

Aguardo também outros questionamentos que possam enriquecer nosso balanço de vida em família.

Fraternalmente,

Cristiane

Anúncios

Sobre Cristiane

Cristiane é casada há 12 anos, tem 2 filhos e 1 filha. Atuante na Igreja desde sua juventude, participou de grupos de jovens (em Marília e Campinas, SP), Pastoral Universitária (em Campinas, SP) e Pastoral Familiar (em Niterói, RJ). Formada em Letras e Linguística, no momento trabalha como revisora de livros e artigos e como professora de redação.
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Mudança

  1. Helenice Jesus Lavor Grunfeldt disse:

    Olá Querida Priminha Cristiane!
    Muito LINDO tudo o que você escreveu!… Concordo que realmente foi um presente de Deus para vocês, terem ido residir nesse país do Primeiro Mundo… Agora o Brasil e a família os espera. E, como vocês souberam criar seus filhos com uma base de muito amor à religião, eles certamente estão preparados para não se deixar contaminar pelo clima do mal, muito presente nesta terra, de uns anos para cá.
    Que Deus os abençôe, SEJAM BEM VINDOS e, nossos corações cheios de carinho, ficarão muito felizes em tê-los aqui pertinho novamente.
    Beijinhos,
    HELENICE (no próximo dia 18-12-2011 completarei setenta anos de idade)

    • Cristiane disse:

      Querida Helenice,
      Obrigada! De fato educar os filhos na fé é um desafio – e olha que eles ainda são crianças – mas com muita perseverança, confiando mais em Deus do que em nós, seguimos na fé!
      abraço carinhoso,
      Cristiane

  2. Silvia Elaine disse:

    Oi, Cris, é uma alegria saber que vcs estão voltando! Todos ficarão em Marília?
    Quero aproveitar para desejar feliz aniversário beeeeeemm adiantado. Vou viajar e não sei se terei acesso à internet… Rezo para que Deus abençoe sempre a bela família de vcs. Rezo pelo retorno e pelas novas instalações no Brasil. Rezo que para sua família continue sempre como Graça para os que os conhecem.Rezo para que possamos nos falar com maior frequência…
    Um grande beijo, minha irmã!
    Silvia

    • Cristiane disse:

      Sim, em Marília. Também rezo para que possamos nos falar com mais frequência, amiga! Obrigada e continue rezando…
      beijo,
      Cris

  3. LUCIANA A VELHA NANA disse:

    oi minha querida e amada cris tive ahonrade conviver com vc é sua linda familia,e eu pude aprender muitas coisas boas que levarei por toda minha vida,voce é seu gustavo são pessoas incrivelmentes incriveis e é lindocomo vcs são religiosos e ensinaram aos meninos como é importante conhecer o lindo caminho da fé.ficar perto de vcs e sentir uma paz maravilhosa que vcs transmitem com o simples e maravilhoso dom da paz .posso dizer que eternamente vão esta no meu coração familia linda e abençoada que jesus cristo acompanhe vcs de volta para o brasil,proteja e ilunime cada passo de vcs aqui.um lindo e abençoado natal cheio de luz,paz e esperança.E SE PRECISAR DA VELHA NANA ELA VAI SEMPRE ESTA AQUI SIMPLES E HULMILDE MAIS COM UM CORAÇÃO CHEIO DE CARINHO COMO SEMPRE FOI COM VCS TODOS.VENHAM COM DEUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s