Lazer e trabalho em família

Recentemente participei de um encontro cujo tema era férias e lazer dos filhos. Os apresentadores falaram de modo entusiasmado como podemos fazer com os filhos uma série de atividades que vão desde pequenas brincadeiras em casa (muito econômicas), até grandes passeios de viagens. Tudo focado para uma maior interação entre os pais e filhos, no intuito de fortalecer os vínculos familiares, poder passar aos filhos exemplos de comportamento, até oferecer a oportunidade de um crescimento no desenvolvimento de relacionamento social e cultural.

De fato, o período de lazer em família, assim como das férias que vamos nos aproximando, é uma excelente oportunidade para o descanso, associado a tarefa de educação por parte dos pais. Todos merecem um descanso após um ano de intensas atividades, guardadas as devidas proporções para adultos e crianças.

O descanso não significa não fazer nada, mas fazer uma atividade diferente da habitual, considerada como trabalho ordinário, onde encontramos uma experiência que nos restabeleça as forças físicas e intelectuais.

Desta forma, ALGÚEM, precisa planejar isto. E planejamento não deixa de ser trabalho. Vejamos: como aproveitar melhor um período para que não seja uma perda de tempo para a família?

São muitas as condições verificadas:

1. se o tempo é de um fim de semana, (as vezes somentes minutos do dia) ou de semana inteira.

2.se há condições de uma atividade externa (passeios ou viagens distantes)

3. as condições dos pais e filhos, conforme a idade deles, e disponibilidades de tempo.

4. condições do clima .

5. objetivo do lazer: cultural, visita a parentes, repouso, convivência em aventura,…

6. participação de terceiros. Presença de pessoas mais idosas, amigos dos filhos,…

7. datas envolvidas durante o período. Por exemplo, se viajo na Semana Santa, terei uma igreja local para participar das celebrações? Se envolve o Domingo, teremos uma igreja perto para assisitir a Santa Missa?

8. … Poderíamos acrescentar outros ítens, como: se devemos preparar um lanche para caminho. Se envolve transporte de material, ou alimentação, revisão do veículo … Enfim, é preciso PLANEJAR

E quem planeja? Os pais na maioria das vezes. A participação dos filhos, principalmente quando crescidos, deve estar presente para envolvê-los, mas sem dúvida, sobra uma carga pesada para os pais. E isto dá trabalho!

Assim sendo, aqueles que se aproximam das férias, devem pensar que a atividade de trabalho é uma constante na vida cristã e que deve sempre ser santificada. Encarar esta atividade com alegria, em benfício de todos. Fazer com que os filhos possam conviver com responsabilidade e em ambiente alegre de descontração.

É justo, no entanto, que os pais também tenham o SEU tempo de descanso. Deixar uns dias os filhos com os avós para um passeio a dois é importante. Fortalece o vínculo do casal, e renova as energias para recomeçar o ano. Todos precisamos de descanso, mas que seja este tempo um período também a ser santificado, não “tirando férias de Deus”, não deixando de cumprir com os nossos compromissos com Cristo. Pelo contrário, aproveitar para termos um tempo de  maior intimidade, onde Ele participe da recuperação de nossas forças, físicas e espirituais.

É melhor começar a planejar…Janeiro está aí.

Boa semana a todos.

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Lazer e trabalho em família

  1. Cristiane disse:

    Valdir,
    Muito boas as dicas. Realmente o planejamento das férias é super importante. Os filhos percebem quando têm coisas para fazer e se sentem mais motivados a aproveitar as férias e, naturalmente, ficam mais felizes.
    obrigada,
    Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s