“- Quem você faz feliz?”

Meus caros

Um dos fatos que mais procuro prestar a atenção é a capacidade de manter uma mente sempre disposta a aprender. Sinto-me um estudante permanente.  Mesmo vencido os seis anos de faculdade de Medicina, especializações, sigo fazendo cursos diversos, já passados os cinquenta anos…Isto faz parte do meu trabalho.

No entanto, o aprendizado não se dá somente nos livros ou nos cursos de especialização, mas no contato cotidiano com a pessoas, nas inúmeras atividades que se desenvolvem no trabalho, em viagens, e até em situações informais como a conversa do almoço de domingo.

Esta semana gostaria de compartilhar com vocês uma alegria muito grande que tive diante da experiência de um novo aprendizado. Meu filho caçula, Thiago, que está concluindo o curso de Design, foi escolhido para fazer uma tela comemoratica dos 60 anos da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), onde estuda. Sua área de especialização é a caligrafia e tipografia, onde criou um estilo próprio e que caminha com sucesso. Ao terminar a tela mostrou-me e no meio de letras, aparentemente “perdidas” numa visão tridimensional, descobria-se uma frase que emergia quase de forma mágica. E o que se lia: “Quem você faz feliz?”

De imediato me chamou a atenção! Ele ainda disse que pensara no início em escrever ,”O que te faz feliz”, mas percebera que o que queria de fato era levar a mensagem ” Quem você faz feliz?”. Fiz uma afirmação que isto era fantástico e que sem dúvida a frase melhor era esta.

Tenho pensado desde então nesta frase que aprendi com o meu filho. Aprender com os filhos é uma experiência que podemos vivenciar desde o início , já do berço. Provoca uma alegria imensa em um pai perceber que seus filhos podem tornaram-se pessoas melhores, que podem nos surpreender acima de nossas expectativas! Por isto ter a esperança que nossos filhos nos ensinarão é uma satisfação impar no processo de educação. Principalmente por colocarem na sua atividade profissional, a realização de todo um processo de aprendizado.

“Quem você faz feliz?”

Deixo para todos esta frase do meu filho para que reflitam. Quanto se pode aprender, e concretizar a partir desta interrogação. Evidentementemente ele não foi a primeira pessoa que escreveu isto. Vocês já teram lido isto em alguma oportunidade. Mas gostaria que pensassem na mensagem que está oculta nesta pergunta: a satisfação de educar um filho que se preocupa com a felicidade do outro.

Também Deus nos pergunta muitas vezes: “Quem você faz feliz?”.

Vale a pena pensar…

Abraços

Valdir

 

 

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “- Quem você faz feliz?”

  1. Luiz. Coelho disse:

    Bom dia. Frase de imenso conteúdo reflexivo…dentro do grupo ( Por que estou aqui ? Ou Qual a minha missão aqui ? )

    Muitos passam a vida inteira sem saber a resposta desta pergunta. E muitos a “respondem” sem mesmo saber da existência desta interrogativa..

    Abs

  2. Cristiane disse:

    Parabéns ao Thiago! O trabalho deve ter ficado realmente muito bom. Ainda mais com uma pergunta que interpela a gente… até porque a resposta – se faço alguém feliz – me revela o segredo de minha própria felicidade. Isso é o que realmente importa na vida!
    Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s