Reformas na casadefamilia

Meus caros

Você não está enganado! Hojé é segunda-feira 7 de Novembro de 2011; mas quem está escrevendo é Valdir Reginato ao invés de Marco Ruiz.

Como a casadefamilia completou os seus dois anos de vida, recentemente, estamos com algumas mudanças. Dentre elas o Marco passará a escrever às terças na coluna Palavra da Igreja e eu entro na segunda-feira com Família e Trabalho. Também teremos nova colunista às quinta, no lugar do nosso querido Heraldo, que como perceberam se despediu na última semana. Aguardem.

São os mesmos temas mas com um perfil diferente de apresentação. O que pode nos ajudar a ver sob ângulos diferentes as atitudes que ocorrem dentro do “mundo do trabalho e familia”. É a riqueza da diversidade de opiniões numa unidade que está sempre direcionada ao convívio familiar de uma família cristã.

Como boas-vindas quero convidá-los para esta quarta 9 de Novembro, às 20hs, para o nosso encontro na Igreja Nossa Senhora do Brasil, cujo tema será exatamente “Família e Trabalho”.

Teremos uma mesa redonda com casais em difrentes situações nestas atividades discutindo a dinâmica da vida familiar que envolve o trabalho. No encerramento, o Marco fará uma apresentação que reuna as idéias de modo a concretizar em propostas o que foi apresentado.

O “mundo do trabalho e  familia” é bastante amplo, como temos acompanhado com o Marco ao longo destes dois anos. No entanto, parece que muitos noivos não discutem o suficiente a respeito do tema antes do casamento. Perguntas importantes ficam sem respostas , e somente depois , já no casamento, começam  aparecer, e mesmo assim vários casais fogem da reflexão:

Diferenças entre trabalho e emprego.

 Os papéis do homem e da mulher no século XXI diante das condições do trabalho.

 Divisão de tarefas no lar em função das atividades profissionais.

Viagens de trabalho e relacionamento conjugal: riscos e benefícios.

Trabalhar juntos no mesmo emprego: como chefe e subalterno; como diretores; como sócios, ….

Quando levar o trabalho para casa. Quando a casa se torna um quintal para discussões de trabalho ou quando a sala de reuniões do serviço vira a cozinha de casa…

Filhos e trabalho. Inversão dos pais de paternidade e maternidade em função de empregos: pode existir? Trabalho dos filhos: é remunerado? Mesada é emprego, trabalho, incentivo ou instrumento de educação?

Quando quem “ganha” acaba decidindo o que fazer!

 Limites do mundo do trabalho. Trabalhar com o sogro: você conseguiria? Empresas familiares: uma situação de falência para os tempos modernos?

Influência das profissões dos pais nas vocações dos filhos: sucessos e frustrações. E quando os filhos não querem trabalhar? E nem estudar? Estudar é trabalho? …

Você , certamente, já pensou em muitos destes temas, mas em educação, nunca é demais estar refletindo . Refletir nos filhos é investir na educação de uma pessoa. Não de qualquer pessoa, mas das pessoas mais especiais que você tem responsabilidade. Isto é um dever dos pais que não se transfere.

Falando em trabalho e negócios: Você conhece algum “investimento” maior do que sentir-se responsável pela educação de uma pessoa? E você conhece maior “capital” do que a graça que se recebe de Deus para que se realize este empreendimento?

É uma oportunidade sem comparações!

Sejam bem-vindos ao “mundo do trabalho e família”!

Valdir Reginato

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Reformas na casadefamilia

  1. Luiz Coelho disse:

    Bom dia.
    É interessante ver que o blog também é dinâmico e mutável como uma verdadeira casa de familia

    As mudanças fazem parte das nossas vidas e precisamos entende-las ( ou não ), aceita-las e seguir vivendo e contribuindo sempre da melhor forma possível

    Um grande abraço a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s