Dica de passeio para todas as idades! Vá com sua família! I

Olá caros leitores! Bem vindos a mais um NO SOFÁ DA SALA!! Hoje com uma super dica para você curtir o final de semana em meio a muita cultura e sacralidade!

Quem nunca ouviu falar sobre Aleijadinho? Provavelmente a maioria das pessoas já escutou algumas vezes esse nome; talvez até conheçam alguma de suas obras. Se você mora em São Paulo, não percam a oportunidade de desvendar a história desse artista cheio de mistérios, símbolo brasileiro da arte Barroca, exemplo de superação e de dedicação.

“Há quem diga que ele nunca existiu. E, nisso, não está sozinho essa lenda persegue também Shakespeare, que poderia ter sido um, outro, ou vários sob um único nome. Mas o fato é que há mesmo na vida de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, um sempre presente clima de mistério: como ele foi capaz de criar, em pleno século 18 quando o Brasil era uma espécie de quintal português , uma obra tão fundamental para a arte? Ao longo do tempo, o mineiro passou de artesão a artista, de artista a mito, em uma trajetória composta de diferentes acidentes, idas e vindas carregadas de nuvens que provocaram algumas chuvas sobre sua unanimidade.” (matéria completa sobre o mistério: Um mistério chamado Aleijadinho)

Antônio Francisco Lisboa, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730. Era filho natural de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava que se chamava Isabel.

A formação profissional e artística do Aleijadinho é atribuída a seus contatos com a atividade do pai e a oficina de um tio, Antônio Francisco Pombal, afamado entalhador de Vila Rica. Sua aprendizagem, além disso, terá sido facilitada por eventuais relações com o abridor de cunhos João Gomes Batista e o escultor e entalhador José Coelho de Noronha, autor de muitas obras em igrejas da região. Na educação formal, nunca cursou senão a escola primária.

O apelido que o celebrizou veio de enfermidade que contraiu por volta de 1777, que o foi aos poucos deformando e cuja exata natureza é objeto de controvérsias. Uns a apontam como sífilis, outros como lepra, outros ainda como tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. De concreto se sabe que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes.

E o programa? Vamos lá: 38 Obras (16 inéditas) do talentoso artesão Aleijadinho estarão expostas no Clube Círculo Militar de 21 a 30 de outubro, mesmo local no qual ocorre hoje o lançamento de livro “O Aleijadinho – Catálogo Geral da Obra”  composto de 438 obras do autor (Márcio Jardim, Herbert Sardinha Pinto e Marcelo Coimbra). Quer saber mais?

Adaptado de: Wikipedia, História da Arte

E não se esqueçam de compartilhar o que acharam da exposição postando seus comentários aqui!

Bom final de semana!!!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dica de passeio para todas as idades! Vá com sua família! I

  1. Lutfe Mohamed Yunes disse:

    Histório maravilhosa.

    Bem legal.

    Valeu pela dica.

  2. Pingback: Personalidades…Você conhece? V Também uma super dica de passeio! | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s