Personalidades…Você conhece? IV

Boa tarde, caros leitores! Bem vindos a mais um NO SOFÁ DA SALA!! 

Esperando ansiosamente pelo evento que acontecerá na terça-feira que vem com Immaculée em São Paulo, nada mais justo do que  dedicarmos esse post para falar de uns dos maiores inspiradores da jovem africana: Viktor Frankl.

E esse? Você conhece? Não???Então puxe uma cadeira, ou melhor, senta no sofá e (como diria nosso amigo Marco) dedique suas férias de quinze minutos de hoje para conhecer o criador da teoria que fez um judeu se dizer livre em um campo de concentração e dizer ter achado sentido para sua vida mesmo depois de saber ter pedido toda sua família! Pode? Isso é Deus!

Viktor Emil Frankl nasceu em Viena em 1905.  Médico psiquiatra foi o fundador da Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, a Logoterapia, sendo essa precedida pela Psicanálise Freudiana  e a Psicologia Individual de Adler. Logos significa sentido. “Para a Logoterapia, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano… A Logoterapia é considerada e desenhada como terapia centrada no sentido. Vê o homem como um ser orientado para o sentido”. (Frankl)

Nos 25 anos subseqüentes à guerra, Frankl passou a ser o diretor da policlínica de neurologia de Viena.

Em 1948, obteve seu doutorado em filosofia com o tema: “O Deus inconsciente”. Em 1955, tornou-se professor de neurologia da Universidade de Viena.

Em 1970, em San Diego, Califórnia  foi fundado o primeiro instituto de logoterapia do mundo. Porém foi nos Estados Unidos – país em que também lecionou como professor visitante nas Universidades de Harvard, Dallas e Pittsburgh – que a figura de Frankl atingiu notoriedade mundial, a despeito de suas teses contrariarem as correntes psicanalíticas tradicionais e dominantes.

Ao longo de sua vida, Viktor Frankl escreveu diversos livros, sendo um dos mais conhecido (DICA!!DICA!!!DICA!!!!) o denominado “Sede de Sentido” (Man’s Search for Meaning) hoje traduzido em mais de 30 idiomas. Quem quiser adquirir um, clique aqui.
Nossa!! Até eu, escrevendo esse post, me impressiono com a quantidade de conquistas que Viktor Fankl conseguiu, sendo que ele tinha todos os motivos para ter optado por se render a sentimentos como vingança, ódio, tristeza e depressão e não o fez.

Abaixo uma entrevista com Viktor Frankl sobre o sentido do sofrimento:

Bom, então levanta daí e “mãos a obra”… Agora é sua vez de dar um “logos” à sua vida!

Queridos amigos, bom fim de semana!!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s