AGOSTO , MES DAS VOCAÇÕES

Ao longo do mes de Agosto a Igreja Católica deve celebrar em cada domingo uma particular intenção as vocações. No primeiro Domingo, passado, foi considerado a vocação sacerdotal.

A vocação cristã, este chamado de Cristo a todos os homens de boa vontade, se revela de diferentes maneiras. Para a maioria, esta vocação está na santidade da vida cotidiana, como homens e mulheres que se unem para constituir uma família, formando uma igreja doméstica em cada lar. Para outros, os chama a vida consagrada, não religiosa, mas de maior dedicação de tempo e disponibilidade ao Senhor. Para muitos , a vocação se manifesta como religiosos, não sacerdotes, mas que entregam-se a uma congregação para servirem um carisma fundacional que sempre está relacionado ao serviço de Deus. No entanto, a alguns, Cristo chama para o serviço sacerdotal, onde ocorre uma entrega plena da vida a serviço de Cristo, por estar o seu Amor, totalmente tomado pela missão que Cristo confiou.

Como característica fundamental do sacerdócio, que se recebe mediante o sacramento da Ordem, está a condição de em “persona Cristi” poder consagrar o pão e o vinho em corpo e sangue do Senhor na Eucaristia, além de ter a autoridade, em Cristo, de perdoar os pecados pelo sacramento da Confissão ou reconciliação. assim como da Unção dos enfermos, na preparação da partida para  a vida eterna.

Muitos afirmam ser o sacerdote um “homem comum” e não tem porque ser visto como alguém com as propriedades exclusivas como mencionadas acima. É verdade que são homens, mas que recebem uma graça especial, concedida por Cristo desde os Apóstolos, pela qual passam a exercer um mandato especial a serviço da humanidade. É um sacramento de serviço, antes de mais nada.

Quando exercem o seu sacerdócio, o fazem como representantes de Cristo, e como mencionado, na Eucaristia e na Confissão, tornam-se a própria pessoa de Cristo, “emprestando seu corpo e proferindo as palavras” por seu intermédio.

Mas, se são homens, necessitam em muito das orações de todos os fiéis. É um dever de todo católico rezar muito pelos sacerdotes, para se sejam santos e  perseverantes na sua vocação, e sejam  exemplo apostólico.

Rezar pelas vocações sacerdotais, mantendo o espírito aberto caso os filhos sejam chamados a esta vocação, deve ser motivo de alegria nas famílias. A vida sacerdotal não pode ser vista como uma entrega ao martírio, mas um caminho de Felicidade, onde pela sua entrega , receberam nesta vida o “cento por um” e depois a vida eterna.

Colaborar junto aos sacerdotes nas suas atividades paroquiais, é uma atribuição que os fiéis não devem se omitir. São muitas as atividades a serem realizadas e diversas, muitas delas que exigem uma preparação na qual o sacerdote não tem formação. Assim na área administrativa, de construção e reformas, eventos , etc. Cabe a nossa participação para que sobre mais tempo ao sacerdote para que ele desenvolva principalemtne as atividades que lhe são próprias e que mais ninguém pode realizar, como o exercício dos sacramentos, e da assistência espiritual.

Que tenhamos ao longo desta semana, um especial carinho nas nossas orações pelas vocações sacerdotais, tanto as novas, como na perseverança dos que já são.

Na próxima semana será a vocação dentro da vida familiar.

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s