Qualidade de vida X ascensão profissional ?

Olá

Nestas últimas semanas tenho realizado entrevistas, juntamente com um grupo de profissionais, para contratação de novos talentos para vagas que temos em aberto.

Na semana passada, um fato interessante me chamou a atenção. Entrevistei via telefone 2 profissionais para uma mesma vaga. A vaga era para uma analista técnico vinculado a área comercial, ou seja, teria que viajar com um certa frequencia.

Ambos os entrevistados eram casados e tinham filhos. O primeiro não importou-se com o fato de viajar e entendeu que a vaga era importante para sua ascensão profissional (o local onde ele trabalha hoje não tem qualquer possibilidade de crescimento profissional), aceitando passar para a próxima fase da entrevista.

O segundo, ao ouvir esta característica da vaga, foi objetivo: “Hoje tenho uma ótima qualidade de vida com o trabalho que tenho. Tenho hora para entrar e para sair, não faço horas extras ou necessito viajar. Trabalho de casa e não preciso ir ao escritório. Infelizmente não quero continuar com o processo”.

Agradeci a atenção e desliguei o telefonema. Fiquei pensando… será que ascensão profissional e qualidade de vida são incompativeis ? Fiz uma pequena reflexão sobre a pergunta e lembrei-me de pessoas que conheci ao longo da vida. Os que conseguiram altos cargos em suas carreiras, tiveram que em algum momento, sacrificar a si mesmos (saúde) ou a família para chegar até lá. Os que focaram em qualidade de vida e estar mais perto da família, continuam nos mesmos cargos até hoje…

Talvez a regra do jogo seja esta mesmo…

PS: Estava esquecendo de dizer, os dois analistas do exemplo acima trabalham na mesma empresa, mesmo departamento.

Boa semana a todos.

[post republicado de 29/11/2010]

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Qualidade de vida X ascensão profissional ?

  1. lutfe disse:

    Excelente relfexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s