Festa de Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário

Olá a todos! Bem vindo a mais um… NO SOFÁ DA SALA!!!!!!! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ

Hoje, aproveitando a famosa festa que ocorrerá amanhã (Festa de Nossa Senhora do Carmo) iremos falar sobre o grande presente entregue por nossa Mãe a São Simão no dia que consagrou esta celebração há 760 anos atrás. Vocês sabem do que estou falando? Do escapulário!  Quê?

Há algum tempo venho notando que cada dia que passa é maior o número de brasileiros usando este sagrado objeto no pescoço. Entretanto, noto, que infelizmente, apesar deste número estar crescendo, muitas das pessoas que o utilizam desconhecem completamente sua importância.

Já tive amigos usando o escapulário como um adereço estético para dar um “toque de surfista no visual”, tinha aqueles que utilizavam “até a cordinha arrebentar” para se cumprir um desejo solicitado quando colocado, aqueles que usavam para “mau olhado” e até um amigo q tinha um escapulário quebrado que não tirava por nada, pois quem tinha lhe dado era sua ex-namorada e com ele se sentia mais perto dela…

Todas essas coisas são muito interessantes, porém não contemplam a real grandeza e benefício que o escapulário traz que só é concedida a quem recebeu a imposição e entende o real porquê de estar utilizando.

No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, Inglaterra, S. Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu a Nossa Senhora, um sinal de sua proteção, que fosse visível a seus inimigos.

Recebeu, então, de Nossa Senhora o escapulário, com a promessa: “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com  ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

 Quem segue Jesus e é devoto de Maria Santíssima, caminha a passos seguros no caminho da salvação. O escapulário é sinal da proteção de Maria.

A festa de Nossa Senhora do Carmo é celebrada todo 16 de julho de cada ano, desde 1332, e foi estendida à Igreja como um todo no ano de 1726, pelo papa Bento XIII. O papa João Paulo II, ao declarar que usa o escapulário desde sua juventude, escreve: “O Escapulário é signo de aliança entre Maria e os fiéis. Traduz concretamente a entrega, na cruz, de Maria ao discípulo João”(Jo 19, 25-27).

A predileção de Nossa Senhora pela Ordem do Carmo foi confirmada, de modo ainda mais maternal, no século seguinte, quando, aparecendo ao papa João XXII, prometeu-lhe especial assistência aos que trouxessem o seu escapulário, e que os livraria do purgatório no primeiro sábado após sua morte. Essa segunda e sublime promessa é conhecida como privilégio sabatino.

Ganha-se indulgências parciais quem usar piedosamente o escapulário. Pode-se ganhar não só por beijá-lo, mas também por qualquer outro ato de efeito e devoção. Recebe-se também indulgências plenárias, após confessar, comungar e rezar pelo Papa nos seguintes dias listados:

  • No dia que se impõe o escapulário e que é por isso inscrito na Ordem Terceira do Carmo.
  • E nas seguintes festas:
  • Nossa Senhora do Carmo (16 de Julho);
  • São Simão Stock (16 de Maio);
  • Elias, o Profeta (20 de Julho);
  • Santa Teresa de Ávila (15 de Outubro),
  • Santa Terezinha do Menino Jesus (1 de outubro);
  • São João da Cruz (14 de Dezembro);
  • Todos os Santos Carmelitas (14 de Novembro).

 Assim, se você usa um escapulário e ainda não recebeu a “Imposição” de um padre, é só ir a uma igreja católica e pedir.

Caso você já use, não esqueça que amanhã é dia de indulgência!

 Segue ainda um vídeo com um breve resumo do que falamos

BOM FINAL DE SEMANA!!!

Anúncios

Sobre Familia Guarita

Zé (José Armando - engenheiro civil) e Malu (Maria Lucia - médica fisiatra) se casaram em junho de 2009 na igreja Nossa Senhora do Brasil. Ao se inscreverem para casar nesta igreja, conheceram o pároco Pe Michelino, que os chamou para participar da Pastoral da Família. Durante seus 1 ano e 9 meses de noivado, e atuais 2 anos de casados, eles vem participando das palestras quinzenalmente, tal como de sua organização. "Estes 4 anos de participação na Pastoral da Família fizeram com que aprendêssemos muito e esperamos agora poder contribuir bastante com esse novo meio de aprendizado que é o blog Casa de Família"
Esse post foi publicado em No sofá da sala e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Festa de Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário

  1. lutfe disse:

    Muito legal as informações….

    Obrigado, Lutfe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s