Um só coração, um só bolso

Olá pessoal

 Olhem o famoso trecho de Gênesis 2,24, conhecido por todos os noivos no dia do casamento:

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.

E reforçado em mais dois trechos:

  • Matheus 19,5:E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
  • Efésios 5,28-31: ” Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

Com o advento do trabalho da mulher, criou-se nesta nossa geração, o que chamamos de segunda fonte de renda da família, que nada mais é do que o salário da esposa.

Não há dúvidas da evolução e conquista das mulheres neste caso. Muito merecida do ponto de vista do talento e  competência  delas porém, aqui pode nascer um grande problema dos casais e famílias atuais. O famigerado “o meu e o seu….”

Na ocasião do casamento, os noivos  celebram a mudança de uma vida independente para o início de uma vida em comum. O ser “uma só carne” representa exatamente isso, ser um só.

Porém juntando as duas realidades, muitos casais tem vivido uma “união de corações e uma separação de sonhos”, onde cada um financia com seu sálario seus sonhos, suas necessidades ou vontades, sem uma harmonia como casal.

Já ouvi casos como estes:

  • “O dever de manter a casa é do meu marido… ele põe todo o salário dele pra pagar as contas. Eu uso o meu pra gastar com minhas coisas, tipo salão de beleza, bolsas, etc…”
  • “Eu gasto meu salário com o que eu quero e ela gasta com que ela quer. Eu não me intrometo nos gastos dela e ela não se intromete nos meus…”

Casos como estes merecem muita atenção. Apesar serem casados, cada um vive seu “mundo”, completamente separado um do outro, não cumprindo totalmente o que foi prometido no altar.

Nas famílias em que ambos estão empregados e tem os seus próprios sálarios, uma experiência em que estas rendas fundem-se em uma única renda familiar sem barreiras,  imposições ou restrições, pode ser bastante enriquecedora do ponto de vista do senso comum do casal. Este dinheiro pode ser colocado em comum, em que todas as contas da família são pagas e o restante, empregado para toda a família (um vestido para filha, relógio para o marido, bolsa ou sapato para a esposa …). Além de projetarem um futuro juntos (compra do apartamento, troca do carro ou até uma viagem de férias em familia).

A união financeira do casal é tão importante quanto a união dos corações, esta proferida em juramento no altar. Os casais que optem por  fazê-lo podem colher grandes frutos no que se diz a partilha e despreendimento. Pontos estes abordados nos posts anteriores.

Usando o texto bíblico como base, gostaria de propôr:  “E sereis uma só carne … com o coração e sonhos…”

até semana que vem !

[Republicado de 08/02/2010]

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s