Matrimônio e Eucaristia

Neste dia em que celebramos na Igreja a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, meditemos sobre alguns trechos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio que nos trazem importantes reflexões sobre a relação do Matrimônio com a Eucaristia.

“O dever de santificação da família tem a sua primeira raiz no batismo e a sua expressão máxima na Eucaristia, à qual está intimamente ligado o matrimônio cristão. O Concílio Vaticano II quis chamar a atenção para a relação especial que existe entre a Eucaristia e o matrimônio pedindo que: «o matrimônio se celebre usualmente dentro da Missa». Redescobrir e aprofundar tal relação é absolutamente necessário, se se quiser compreender e viver com uma maior intensidade as graças e as responsabilidades do matrimônio e da família cristã.

A Eucaristia é a fonte própria do matrimônio cristão. O sacrifício eucarístico, de fato, representa a aliança de amor de Cristo com a Igreja, enquanto marcada com o sangue da sua Cruz. Neste sacrifício da Nova e Eterna Aliança é que os cônjuges cristãos encontram a raiz da qual brota, interiormente plasmada e continuamente vivificada, a sua aliança conjugal. Como representação do sacrifício de amor de Cristo pela Igreja, a Eucaristia é fonte de caridade. E no dom eucarístico da caridade a família cristã encontra o fundamento e a alma da sua «comunhão» e da sua «missão»: o Pão eucarístico faz dos diversos membros da comunidade familiar um único corpo, revelação e participação na mais ampla unidade da Igreja; a participação pois ao Corpo «dado» e ao Sangue «derramado» de Cristo torna-se fonte inesgotável do dinamismo missionário e apostólico da família cristã.” (FC 57)

Que nossas relações familiares possam ser renovadas pelo poder da Eucaristia, principalmente a nossa capacidade de perdoar uns aos outros, esposos e filhos, fazendo-nos sempre um só corpo, de forma a participarmos, no seio da igreja doméstica, da mais ampla unidade da Igreja Universal.

 

Abraços e até a próxima semana.

 

Heraldo

 

FC = Exortação Apostólica Familiaris Consortio, Papa João Paulo II, 1981.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s