CORPUS CHRISTI

Nesta próxima quinta-feira celebraremos a cerimônia de Corpus Christi. Nesta data recordamos e vivenciamos mais uma vez a comemoração do Corpo de Cristo.  Está longe da compreensão humana este mistério onde Deus se faz presente num pequeno pedaço de pão, em corpo e sangue, alma e divindade. Somente mediante a fé podemos aceitar e viver esta doação que o Senhor se faz a cada um que se prepara para recebê-lo com dignidade, respeito e esperança.

“Eu sou o pão vivo descido céu.  O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo.” (Jo 6, 51)

” Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come  minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, aquele que de mim se alimenta viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Ele não é como o que os pais comeram e pereceram; quem come este pão viverá eternamente.” (Jo 6, 53-58)

Assim como muitos de seus discípulos, ainda hoje outros tantos considram “duras estas palavras para escutá-las”. Contudo, com Pedro responderemos: “Aonde iremos Senhor, só Tu tens palavras de vida eterna.”

Procurar estar cada vez mais próximo de Cristo é buscar sempre a sua presença na Eucaristia, onde está verdadeiramente, e não em significado ou simbolismo. “Eis o mistério da nossa Fé.” Anuncia o sacerdote após a consagração. Mistério grande mas que torna-se visível nas suas manifestações concretas que se verificam em todos aqueles que o recebem com Amor no intuito de seguir cada vez mais a Cristo.

Ainda hoje não são raras, infelizmente, as profanações do sagrado Corpo de Cristo. Nós devemos mediante a oração desagravar muitas vezes a esta situação que acusa a miséria humana.

Procuremos nesta quinta-feira nos prepararmos especialmente para esta celebração, com os olhos da fé, que nos faz participantes desta alegria incomensurável e incompreensível de receber a Cristo Nosso Senhor em nós. Receber a santa comunhão em estado de graça, de maneira adequada, quer diretamente das mãos do sacerdote, ou segurando a hóstia consagrada e levando-a a boca de imediato, na presença do sacerdote. Lembrar que em cada partícula da hóstia se encontra toda a presença de Cristo. Quando se comunga junto o seu sangue, que se tenha o cuidado de nada deixar cair ou pingar uma gota, que Ele deixou para a salvação de toda a humanidade.

Que se faça uns instantes de ação de graças após esta comunhão onde  ficamos na intimidade maior com Deus. Um ato de amor e dedicação a Aquele que, sem qualquer dignidade nossa, penetra as nossas entranhas para que sejamos todos um com o Pai no Amor com o Espírito Santo.

Agradecer imensamnte a este “presente”, impossível de se acreditar em qualquer outra religião, onde o homem recebe ao seu Senhor escondido nas espécies de pão e vinho, transubstanciadas no corpo e sangue de Cristo.

Não deixemos de participar durante este feriado, existente para este fim, da Santa Missa.

Até a semana.

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CORPUS CHRISTI

  1. lutfe disse:

    Valdir, parabéns pela sua docilidade, que Deus ilumine sua vida sempre e ainda mais… é bom saber que o Espírito Santo lhe toca para saber que suas palavras são palavras iluminadas… Abraços, Lutfe

  2. Pingback: No sofá da sala para acompanhar a Festa do Corpus Christi – 2011 | Casa de Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s