Pentecostes: coragem para Igreja

No último Domingo a Igreja festejou a celebração de Pentecostes. Esta comemoração praticamente marca o início da Igreja , fundada por Jesus Cristo, onde ele envia os Apóstolos a todos os cantos do mundo, guiados pelo sopro do Espírito Santo. Desta forma nos mantemos  na certeza de que a Igreja Católica não é uma criação humana, mas o cumprimento de uma promessa divina que afirmava há séculos a vinda do Messias. O verdadeiro Redentor. Uma Igreja não constituida por idealismos humanos, mas que coroava as promessas de Deus reveladas pelas Sagradas Escrituras.

Com esta atitude de Cristo, fica revelada a existência incompreensível do mistério da Santíssima Trinadade. Se o Antigo Testamento era uma manifestação predominante do Pai, com Cristo revela-se a segunda Pessoa do Filho, que fez questão de manifestar sua identidade com o Pai, principalmente na oração que antecedeu sua prisão por traição. Agora, é o mesmo Filho que apresenta o Espírito Santo (Terceira Pessoa), que no mistério de um único Deus em Três Pessoas, acompanha a Igreja até o final dos tempos.

Nenhuma outra crença contempla tamanho mistério de revelação, onde o próprio Deus se anuncia, e se encarna  humanamente entre os homens, e nos acompanha iluminando o caminho e nos alimentando no espírito mediante a Eucaristia. Um mistério de Fé, que para os que olham para uma história de mais de dois mil anos, sentem-se admirados pelas maravilhas que o Senhor fez e faz para a perseverança de seu povo. 

Não foram somente os apóstolos os chamados a levar Cristo ao mundo, mas todos os batizados:  eu e você. E a todos coloca por meio do Sacramento do Crisma, esta Confirmação pelo fogo que pousou sobre aquelas cabeças, para que possamos também ser luz para o mundo.

Viver o Pentecostes é assumir esta responsabilidade de falar em todas as línguas a todos os povos na certeza de que a Boa Nova de Cristo é uma linguagem de compreensão a todos os homens de boa vontade, porque fala do Amor de Deus pelos homens, e de como os homens ,livremente, precisam se comportar com Deus no caminho de esperança para a felicidade eterna.

“Não tenhais medo” nos afirmava João Paulo II . Foi graças ao Pentecostes que o medo dos Apóstolos após a ida de Cristo desaparece e sentem-se novamente acompanhados por Deus. Nada mais é capaz de fazer obstrução a manifestação do Espírito. Nema as cadeis, nem as chibatadas, nem as dificuldades de naufrágios, ou os caminhos perigosos de bandidos, nem a fome, nem o frio, nem a calúnia ou a perda da própria honra… Nada supera o Amor que nos impulsiona a cumprir a vontade de Deus.

Vivemos atualmente tempos difíceis; porém, não mais do que já viveram nossos irmãos primeiros no Cristianismo, por três séculos em prisão e martírio. Nenhum empo será mais difícil se nos ocuparmos de crescer na fé alimentada pelo Amor. Em alguns lugares já é preciso falar da existência de Deus antes  do que do anuncio de Cristo (verdadeiro Deus e verdadeiro Homem) devido a tanto ateísmo. Muitos vão se esquecendo do enorme benefício da presença de Cristo, e colocam o Evangelho quase como uma “lenda”, ou no máximo um acontecimento histórico.

Que possamos renovar pelo Pentecostes, junto a nossa Mãe Maria, presente com os Apóstolos neste dia, a nossa coragem em ser novos anunciadores do Evangelho, apesar de todas nossas limitações e faltas de jeito. Que não nos falte o Amor, que se restabelece pelo Sacramento da Reconciliação   e se alimenta pela Eucaristia.

Até a semana

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s