Os dons e frutos do Espírito Santo

Prezados Amigos, na missa de domingo passado celebramos o dia de Pentecostes e me veio à cabeça escrever sobre o Espírito Santo, mais especificamente sobre seus dons e frutos.

Penso que apesar do dom do Espírito Santo ser algo que é infundido em nós, com o conhecimento sobre os dons e frutos podemos caminhar com nossa força de vontade e razão no sentido de sermos tocados por Deus.

Por isso, fiz questão de escrever sobre os dons e frutos do Espírito Santo, conforme está disposto no santo Catecismo, a saber:

A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil aos impulsos do Espírito Santo.

Os sete dons do Espírito Santo são: a sabedoria, o entendimento, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus. Pertencem, em plenitude, a Cristo, filho de David. Completam e levam à perfeição as virtudes de quem os recebe. Tornam dóceis os fiéis na obediência às inspirações divinas.

 Que vosso espírito de bondade me conduza por caminho reto (Sl 143, 10).

Todos aqueles que são conduzidos peelo Espírito de Deus são filhos de Deus (..); se somos filhos, também somos herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros com Cristo (Rm, 8, 14,17)

Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo foram em nós, como primícias da glória eterna. A tradição da Igreja enumera doze: “caridade, alegria, paz, paciência, bondade, longanimidade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade”. (Gál 5, 22 – 23 Vulg)

O fato é que até aprender sobre os dons e frutos do Espírito Santo não sabia que me era possível ter tantas virtudes e nada melhor do que conhecê-las para que, quando formos tocados com sua graça, termos a felicidade de nos conhecer como filhos de Deus.

Fiquem com Deus,

Lutfe

Anúncios
Esse post foi publicado em Rezar em Familia. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Os dons e frutos do Espírito Santo

  1. Lutfe

    “Não sabia que poderíamos desenvolver tantas virtudes…”. É verdade. Nós nos esquecemos, muitas vezes, que fomos criados para amar, e o amor não dispensa o desenvolvimento das virtudes que dependem da nossa vontade. Que possa o Espírito Santo nos ajudar a perseverar nas virtudes necessárias para caminharmos cada vez melhor (ainda que com falhas e limitações) em direção ao que deus nos pede.

    Valdir

  2. Luiz Coelho disse:

    Na convivência com as pessoas, percebemos que cada uma possui qualidades, dons próprios, característicos, e que, somando tudo, resulta uma riqueza imensa.

    É o próprio Espírito de Deus que distribui a cada um os seus dons, segundo seu consentimento: nem todos têm de fazer tudo, mas cada um precisa fazer a sua parte. Os dons são tão diversos como são as pessoas.

    Nos caminhos e descaminhos da vida, cada pessoa vai descobrindo suas possibilidades e capacidades pessoais.

    É preciso que cada um saiba ousar, mesmo encontrando dificuldades. Importa ter coragem, fincar o pé e buscar sempre. A busca pertence a cada pessoa e faz da história de fé para com Deus.

    Os sete dons do Espírito Santo são:

    Sabedoria – Grande fundo de conhecimento, razão
    Entendimento – Faculdade pela qual o espírito se apodera das ideias e as compreende, inteligência
    Conselho – Ensinamento, lição
    Fortaleza – Virtude que consiste em não fraquejar ante os obstáculos ou a oposição; vigor
    Ciência – Conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos
    Piedade – Compaixão, misericórdia
    Temor de Deus. – Respeito, zelo por Deus

    Simplesmente ADOREI…uma fé raciocinada, lógica, consistente !!!!
    Obrigado…o melhor de todos os post(s)…

  3. Luiz Coelho disse:

    Como saber quem foi agraciado pelos dons do Espirito Santo ?….Como saber quem possui a sabedoria, o entendimento, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus; sem o discriminarmos, desdenha-lo ou julga-lo precipitadamente de foram errada ( como por exemplo fizeram com Jesus ) ??? Será que quem possui alguns destes dons saberá usá-los corretamente, e quem os ouve saberá compreendê-los ??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s