O valor das refeições em família

Temos presenciado atualmente em vários países do mundo, inclusive no nosso, muitas ameaças à estrutura da vida familiar, gerando polêmicas e discussões sem fim sobre temas delicados, para os quais são propostos projetos de lei, sem que haja o devido amadurecimento sobre os pós e contras de cada um deles. Nossa atitude de cristãos deve ser sim a de protestar sobre aquilo que seja contrário à verdade do Evangelho, mas também a de valorizar em todas as oportunidades os valores e a importância da vida familiar.

Um artigo publicado neste mesmo site, há dois dias atrás, pelo Valdir Reginato, mostrou-nos resultados de pesquisas realizadas em alguns países, revelando a importância da família e seus relacionamentos na vida dos filhos. Um dos resultados revelava que crianças que jantavam com a família ao menos três vezes por semana eram mais propensas a se considerarem plenamente felizes do que as que não tinham esta oportunidade.

A vida moderna é repleta de compromissos, de forma que cada membro da casa está sempre ocupado com seus horários e compromissos, ou ainda com programas de televisão, que não têm mais tempo de sentarem-se juntos à mesa para uma refeição. Nós que vivemos a experiência das refeições em família, podemos realmente testemunhar o bem que proporcionam aos filhos, bem como a toda a família. Nada substitui o valor daqueles preciosos momentos de uma boa conversa, de um relato dos acontecimentos do dia, das dificuldades e vitórias, ajudando assim a formar a consciência para as virtudes nos filhos.

Até mesmo as famílias cujos filhos já deixaram a casa paterna para constituírem novas famílias, podem testemunhar a alegria e a importância daquele encontro para uma refeição de domingo. A partilha das vidas que ali acontece, a atenção para com aquele que passa por uma tribulação naquele momento, a ajuda numa situação de dificuldade, seja ela qual for, o discernimento numa decisão importante. São pérolas que precisam ser valorizadas e testemunhadas para o mundo moderno que tenta minimizar a importância da família.

As Sagradas Escrituras também nos fazem menção da alegria daquele momento de uma refeição em família: “Os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa …” (Salmo 127,3). Este salmo trata da condição de bem-estar da comunidade familiar, ressaltando no versículo citado a importância dos membros estarem juntos ao redor da mesa.

Valorizemos, pois, todas as bênçãos que recebemos de Deus através de nossas famílias e testemunhemos isso aos que conosco convivem. Se não pudermos reverter situações de ameaças contra a vida familiar, ao menos estaremos ajudando a formar as consciências para o que é realmente verdadeiro, justo, nobre e louvável.

 

Abraços e até a próxima semana.

 

Heraldo

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Pais+Filhos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O valor das refeições em família

  1. Alessandra de Angelis disse:

    Heraldo,

    Texto extremamente importante! Refeições em família têm um valor imensurável.

    As pessoas devem valorizar mais este momento e deixar que a TV, livros, jogos, celulares, internet, trabalho, tomem o lugar de estar junto dos familiares no momento das refeições. É ali que devemos contar sobre o nosso dia, como está nossa vida, fazer planos de comemorações, viagens….

    Parabéns!!
    Alesssandra

  2. Cristiane disse:

    Heraldo,
    O seu texto é muito apropriado ao debater este tema.
    Existe uma produtora de refeições prontas nos EUA (massas, lasanhas) que até elaborou um anúncio comercial nesse sentido: “Let’s fix dinner” (Vamos “consertar” o jantar) é o seu slogan. Apesar de ser uma propaganda, não deixa de revelar uma questão preocupante de nossos dias. É preciso resgatar o valor de um refeição em família, sem dúvida alguma.
    A refeição é tão importante que nosso Senhor se utilizou de uma refeição para partilhar sua maior herança conosco: sua própria vida no Pão Vivo do Céu.
    Então, let’s fix dinner!
    Cristiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s