Irmã Dulce: “O Anjo Bom da Bahia”

Neste domingo, apesar da chuva, uma multidão se runiu em Salvador para assistir a beatificação de Irmã Dulce. O noticiário revela a história desta mulher em toda a sua trajetória, desde a sua adolescência, quando se decide a uma vida de dedicação ao serviço dos pobres.
Contudo, o que gostaríamos de chamar a atenção hoje é para o fato do mundo reconhecer nesta mulher uma alternativa de vida que está na contra-mão dos “valores” defendidos, ou melhor, vividos na sociedade moderna.
Uma mulher acanhada na sua aparência física, em que pouco do seu rosto se vê. Uma voz apagada. Afastada das vaidades humanas, dedica-se a uma vida oculta, sem manchetes. Seu vestuário foi sempre a roupa religiosa. As suas palavras sempre ocupadas da mensagem de Jesus Cristo. O seu coração, uma atitude de oração permanente ao Senhor no cumprimento do mandamento maior: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.
Neste modelo de vida é que Irmã Dulce passou seus mais de 70 anos, “escondida” no Senhor das atrações do mundo.
Para esta mulher uma multidão se aproxima para manifestar a sua gratidão e reconhecimento de uma vida de trabalho dedicado ao que mais são esquecidos nos dias atuais: os mais pobres. Pobres de tudo: de alimento, de vestuário, de saúde, e de espírito. A todos estes Irmã Dulce colocou a sua vida à disposição, consumindo-se como uma vela que mantém o brilho até o fim, apagando-se para se unir à Luz, única e Verdadeira.
Ofereceu alimento, roupa, um lar no quanto pode o seu enorme amor; levando a muitos a colaborar nesta sua ação, que hoje são agradecidos pelo bem que fizeram mediante o seguimento do mandato de Cristo que se manifestava na solicitação da pequenina madre de Salvador. Aos que lhe fugiam pela distância, alcançava pela força da oração, mediante uma fé inabalável.
Esta é a mulher que tornou-se modelo de virtudes. Modelo de ser humano. Exemplo do caminho de santidade para todos os que querem chegar a Verdadeira Luz.
Que grande paradoxo com o que se aprecia nas vitrines da sociedade moderna!! No entanto, quando assim se revela aqueles que souberam dar um sentido maior as suas vidas, aqueles que entenderam pelo que realmente vale a pena viver, então se toca o coração das pessoas no que realmente somos chamados nesta vida.
Beata Irmã Dulce, rogai por nós!

Valdir

Anúncios

Sobre vreginato

Casado e tem três filhos. Médico e Terapêuta de Família. Professor de Bioética, Históra da Medicina e Espiritualidade e Mediicna na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, Coordenador da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Esse post foi publicado em Geral, Palavra da Igreja. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Irmã Dulce: “O Anjo Bom da Bahia”

  1. lutfe disse:

    Valdir, como é difícil ser um exemplo cristão, apesar de medir a palavra e as ações, a luta interior sempre é uma constância. Se não fosse por Jesus e Nossa Senhora, com certeza absoluta seria semente morta, sem fé. fique com Deus, Lutfe

  2. Luiz Coelho disse:

    Boa tarde…

    Como o Marco ainda não disponibilizou um “mural” para que os leitores possam divulgar seus relatos, eu novamente peço desculpas por utilizar este espaço do blog.

    Conforme li aqui outro dia……se puderem, como fizeram anteriormente, devotar alguns minutos de seu tempo com orações, pensamentos positivos e pedidos de sucesso; pois no dia de amanhã ( 25/05 ) às 7:00 hs; a tia da minha esposa ( D. Lucia ), irá se submeter a uma cirurgia de troca de válvula cardíaca no hospital do coração ( Hcor ).

    Rogo que tanto a D. Lucia tenha forças ( físicas e espirituais ) para superar, com sucesso, mais essa etapa de sua vida; bem como a equipe médica seja hábil e esteja receptiva e seja inspirada pelo Espírito Santo durante o procedimento cirúrgico.

    Desde já fico muito agradecido e eternamente em débito com todos !

    Obrigado.

  3. Familia Guarita disse:

    Beata Irmã Dulce, rogai por nós!

  4. vreginato disse:

    Luiz

    Espero que D Lucia , com a ajuda das orações, possa se sentir acompanhada por Deus, que nunca nos falta, no sucesso deste procedimento cirurgico .
    Conte comigo.

    Valdir

  5. Luiz Coelho disse:

    Boa tarde…

    Obrigado a todos pelas orações !!! A operação foi bem sucedida !! Paciente e válvula nova passam bem !

    Abraço a todos !

    Ps. E esse mural sai ou não sai ?…Será que vamos ter de pedir para o Rafael implementar isso ? -rs-

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s