Profissão Mãe 3

Olá

 Tive ontem a feliz informação de um casal amigo, voltando de uma temporada de 2 anos na cidade de Nova York, que a sociedade americana mostra sinais visiveis da valorização da mulher no papel de mãe e mantenedora da casa.

 Os dois casos citados no bate papo, mostram uma esposa que mesmo muito bem formada por universidades americanas, resolveu abandonar a carreira para dedicar-se a casa e os filhos. Na mesma via, o marido e pai, reconhece publicamente a opção e esforço da esposa neste trabalho dando a ela todo o suporte necessário para este fim. O assunto também abordou o fato que colegas de trabalho elogiam e aprovam este modelo quando um dos colegas anuncia um fato como estes. Como uma das frases ditas: “você tem que valorizar muito sua esposa por esta opção. Ela abriu mão de um projeto pessoal por outro da família. Isso não tem comparação”. Disse um dos envolvidos no assunto.

 Também tivemos a informação de outro casal amigo, agora na Áustria, em que o trabalho da mulher como mãe vem sendo amplamente discutido, aceito e assumido pelas mulheres daquele país. Sinal dos tempos… Isso mostra que um preconceito sem sentido, a muito tempo difundido e que nunca foi discutido como tal, vem caindo gradativamente em alguns países: O trabalho doméstico de mãe.

 Resta-nos saber, quando este preconceito começará a cair aqui também. Onde trabalho de mãe e “dona de casa”, é visto como algo menor, não digno de status e reconhecimento, como lhe é devido.

Boa semana a todos !

Anúncios

Sobre Marco

Marco é casado com Mariana e tem os pequenos Carol e Rafael. Ele é formado em Tecnologia da Informação, pós graduado em administração e trabalha há 14 anos no mercado corporativo de TI. Atua na Igreja Católica desde a adolescência, participando de grupo de jovens, ministérios de música e equipes de evangelização. Está na pastoral da familia da paróquia Nossa Senhora do Brasil desde 2007, atuando junto às familias e aos casais que buscam o matrimônio.
Esse post foi publicado em Familia&Trabalho. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Profissão Mãe 3

  1. Gilberto disse:

    Fico bastante contente com essa re-evolução ! Penso que haviamos, enquanto sociedade, retrocedido um passo ao deixar o “lar abandonado”. Ainda podemos ver com certa frequencia pai e mãe com PHD deixando seus filhos em casa para serem educados por outrem que pouco se sabe os valores. Afinal para que serve PHD para a educação de um filho. Mas acredito que devemos pensar na linha de: quem pode educar melhor os filhos? Não são seus próprios pais, seja com for? Não faz parte ser a educação dos filhos, também, dada a eles, “em acrescimo” ao DNA? Requem um ato de generosidade e de coragem de ambos os conjujes, cada um por seu lado para tornar isso possivel….. mas isso, por esse motivo, não vale a pena? Onde está o seu tesouro, ai esta seu coração …..Só para se pensar…..
    Abs

  2. vreginato disse:

    Marco

    Parece que a sociedade evoluida está mesmo reavaliando seus modelos. O trabalho em família , tanto do pai como da mãe, são importantíssimos para o bom desenvolvimento da sociedade. O modelo consumista de que só vale aquilo que produ$$$, fez com que as atividades que não têm ganho financeiro imediato sejam consideradas perda de tempo.
    Interessante lembrar que em passado distante o trabalho era considerado atividade para escravos e o ócio o tempo utilizado para “reflexões” a parte nobre do viver. Nem tanto ao mar , nem tanto a terra, como diz o ditado. Voltamos a perceber que não é somente o lucro financeiro o sinal de desenvolvimento humano, mas também atividades que formam o ser humano no seu sentido de vida plena e existência. Neste âmbito o trabalho dedicado e imprescindível da mãe, pela sua própria natureza, torna-se fundamental pra uma sociedade sustentável (na linguagem dos tempos modernos).

    Valdir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s